Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Morre refugiado iraniano que inspirou o filme "O Terminal" 12 Novembro 2022

O refugiado político iraniano Mehran Karimi Nasseri, que inspirou a história do filme O Terminal (2004), morreu neste sábado (12), aos 77 anos. Ele faleceu de causas naturais, por volta das 12h, no terminal 2F do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle de Paris, na França, conforme uma fonte aeroportuária.

Morre refugiado iraniano que inspirou o filme

Segundo GZH Cinema que cita a agência de noticias AFP, Karimi Nasseri (foto) viveu por 18 anos no aeroporto da capital francesa e ficou mundialmente conhecido quando sua vida serviu de inspiração para o longa de Steven Spielberg. O filme conta a história do personagem Viktor Navorski (Tom Hanks), que, enquanto voava para os Estados Unidos, descobre que ocorreu um golpe de estado em seu país. Com isso, ele não consegue voltar para a Europa Oriental e passa a viver no aeroporto norte-americano.

Na época do longa, Karimi Nasseri ganhou uma parte do valor obtido com o lucro do filme. No entanto, segundo uma das fontes que trabalham no Roissy-Charles de Gaulle de Paris, o refugiado teria gastado grande parte da quantia e, por isso, voltou ao aeroporto há algumas semanas, onde estava vivendo.

A polícia encontrou vários milhares de euros nas vestimentas do iraniano e acredita que essa quantia era tudo o que ele possuía.

O refugiado Mehran Karimi Nasseri era, prossegue a fonte referida, conhecido como Sir Alfred. Ele nasceu em 1945, em Masjed Soleiman, na província iraniana de Khuzestão.

Decidido a encontrar sua mãe, o iraniano fez uma longa viagem, que o levou até Londres, Berlim e Amsterdã. Em todos destinos, ele acabava sendo expulso pelas autoridades por não portar documentação. Com isso, em novembro de 1988, decidiu morar em Roissy, ao norte de Paris, na França, de onde retomaria suas buscas pela matriarca.

Em 1999, Karimi Nasseri obteve o status de refugiado na França e ganhou uma autorização de residência. Em pouco tempo, tornou-se uma figura emblemática em Roissy, com sua história tendo sido objeto de inúmeras reportagens nas televisões e rádios francesas e estrangeiras, refere AGH.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project