LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Morreu 1º comissário de Portugal na Europa dos Doze 25 Janeiro 2021

António Cardoso e Cunha, antigo ministro social-democrata e comissário europeu, faleceu na manhã desta segunda-feira, 25, aos 87 anos em Lisboa. A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, a socialista Elisa Ferreira, foi a primeira a confirmar a notícia ao apresentar condolências via Twitter.

Morreu 1º comissário de Portugal na Europa dos Doze

O engenheiro químico e político António José Baptista Cardoso e Cunha faleceu três dias antes de completar 88 anos. O engenheiro e administrador de empresas destacou-se, a partir da instauração da democracia portuguesa, como militante do Partido Social-Democrata, pelo qual foi eleito deputado à Assembleia da República em 1978.

Nos primeiros dois governos da Aliança Democrática, liderados por Francisco Sá Carneiro (1980) e Francisco Pinto Balsemão (1981-83), Cardoso e Cunha assumiu a pasta das Pescas.

Em 1986, ano da entrada de Portugal na União Europeia, foi o primeiro português nomeado para o cargo de Comissário Europeu (foto, a preto e branco), função em que ia permanecer até 1993. Primeiro, foi-lhe atribuída a pasta das Pescas, da primeira comissão de Jacques Delors. Em 1989, passou a ser o comissário responsável pelas áreas das Pequenas e Médias Empresas, Artesanato, Comércio, Turismo e Economia Social, Pessoal e Administração e Energia na comissão Delors II.

Depois de ter deixado os cargos europeus em 1993, foi o primeiro comissário para a exposição universal que se realizou em Lisboa, a Expo’98. Mas em 1997 foi substituído por José Torres Campos.

Entre 1997 e 2004 presidiu ao Conselho de Administração da TAP.

Fonte: Twitter.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project