O engenheiro químico e político António José Baptista Cardoso e Cunha faleceu três dias antes de completar 88 anos. O engenheiro e administrador de empresas destacou-se, a partir da instauração da democracia portuguesa, como militante do Partido Social-Democrata, pelo qual foi eleito deputado à Assembleia da República em 1978.
Nos primeiros dois governos da Aliança Democrática, liderados por Francisco Sá Carneiro (1980) e Francisco Pinto Balsemão (1981-83), Cardoso e Cunha assumiu a pasta das Pescas.
Em 1986, ano da entrada de Portugal na União Europeia, foi o primeiro português nomeado para o cargo de Comissário Europeu (foto, a preto e branco), função em que ia permanecer até 1993. Primeiro, foi-lhe atribuída a pasta das Pescas, da primeira comissão de Jacques Delors. Em 1989, passou a ser o comissário responsável pelas áreas das Pequenas e Médias Empresas, Artesanato, Comércio, Turismo e Economia Social, Pessoal e Administração e Energia na comissão Delors II.
Depois de ter deixado os cargos europeus em 1993, foi o primeiro comissário para a exposição universal que se realizou em Lisboa, a Expo’98. Mas em 1997 foi substituído por José Torres Campos.
Entre 1997 e 2004 presidiu ao Conselho de Administração da TAP.
Fonte: Twitter.