NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Perda de uma heroína: Morreu Elisa Andrade combatente da liberdade da pátria 05 Setembro 2021

Cabo Verde acaba de perder mais uma heroína, cujo carpo esteve, hoje, em câmara ardente nos Paços do Concelho da Praia. Trata-se de Elisa Andrade, combatente da liberdade da pátria, que faleceu, nesta sexta-feira, 03, na Cidade da Praia, vítima de doença prolongada.

Perda de uma heroína: Morreu Elisa Andrade combatente da liberdade da pátria

Segundo a Inforpress que cita a Associação dos Comtantes da Liberdade da Pátria, a investigadora, docente universitária, Elisa Andrade, faleceu no Hospital Dr. Agostinho Neto, onde se encontrava internada.

Além de licenciada em Economia e em História, Elisa Andrade era investigadora com vários trabalhos publicados nesse sector. Foi ainda, autora do livro “As ilhas de Cabo Verde: da Descoberta à Independência Nacional (1460-1975).

Tida como a primeira actriz cabo-verdiana, participou nos filmes “Monangambé” (1971) e “Sambizanga” (1972), da cineasta Sara Maldoror, inspirados nos escritos de Luandino Vieira.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), de que era militante, reagiu a esta morte com “profunda consternação”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project