NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Morreu José Mário Branco, pai de João Branco 20 Novembro 2019

A foto a preto e branco do músico falecido na manhã de terça-feira, 19, está na página do Facebook do filho, João Branco, o diretor do grupo teatral do Centro Cultural Português-Mindelo.

Morreu José Mário Branco, pai de João Branco

Músico e compositor nascido há 77 anos no Porto, José Mário Branco é considerado um "expoente da música de intervenção" portuguesa — que tem em Zé Mário, Sérgio Godinho e Fausto o trio carismático deste tipo de música revolucionária de cariz socialista.

Artista multifacetado, a sua obra abrange o teatro, o cinema, além da música — área em que foi também produtor musical em especial de fados, além de cantautor, compositor e intérpete.

A sua musa maior é a música que cultivou em várias formas: música revolucionária desde os anos de 1960, a música popular portuguesa desde o fado às raízes mais longínquas.

Música das origens, desde a dos cancioneiros medievais num dos seus discos, de 1967, intitulado Seis cantigas de amigo ao álbum Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, em que canta Camões.

Ganhou dois prémios José Afonso — o galardão distintivo da música em Portugal.
— -
Fontes: RR/Arquivo pessoal. Foto: João Branco, filho do falecido, publicou-a na manhã de terça-feira, 19, na sua página do Facebook. Reproduzimo-la em homenagem a este músico que nos anos de 1980 foi uma referência da nossa adolescência e juventude na diáspora de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project