NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Morreu ’Zé Ntoni’ baterista de Os Apolos 29 Junho 2021

José António Baptista, o baterista ’Zé Ntoni’ do antigo conjunto *Os Apolos*, faleceu nesta segunda-feira, 28. A notícia chegou através da página do Facebook do saxofonista e clarinetista ’Chala’, seu colega do grupo fundado em 1969.

Morreu ’Zé Ntoni’ baterista de Os Apolos

"É com grande tristeza e consternaçâo, que venho por este meio anunciar a morte repentina de José António Baptista", lê-se na página de Chala Correia e Silva.

O saxofonista diz que "pessoalmente" está "completamente arrasado" com a notícia que lhe chegou abrupta nessa manhã. "Imagino que inúmeras pessoas, admiradores, familiares e amigos estão na mesma situação".

No espaço de apenas seis meses "faleceram três elementos deste famoso grupo: Nhuta, José Fragoso e hoje Zé", lamenta Chala.

Os Apolos e sucessos

É de recordar que a banda os Apolos, que tinha Secré ( Noel Gabriel dos Reis Lopes que faleceu aos 59 anos de idade a 14 de Janeiro de 2014) como seu vocalista principal, fez sucesso sobretudo no década de 70 do século passado - foi um dos primeiros agrupamentos musicais que gravou disco (LP na altura) depois de 5 de Julho de 1975. O album “Recordação”, que inclui o ritimo quente trabessado (Talaia Baxu do Fogo) e a morna Barca Sagres, continua a ser uma obra musical de referência em Cabo Verde.

Conforme escrevem elementos do grupo, com o seu sonho de menino de possuir uma banda musical, com alguns amigos nomeadamente Zeca Couto, Zé Antony e Antero Simas, Secré viria o seu sonho se concretizar em 1969 com o nascimento da banda “Os Apolos”, cujo nome foi escolhido para homenagear a chegada à Lua, pela primeira vez, pelos os astronautas americanos. O grupo gravou 10 LP (discos). Tudo, segundo as mesmas fontes, com base no trabalho de pesquisa do jovem Secré (18 anos na época), que ia buscar as músicas de tradição popular, para a banda orquestrar: trabessado, mama gelado, Djonsa Firmi, pom di iaia, pilon Baeera, Amizade na korasson, entre outros.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project