INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Morreu ex-secretário de Defesa Donald Rumsfeld aos 88 anos— Arquiteto das guerras do Golfo e do Afeganistão 02 Julho 2021

Duas vezes secretário de Defesa, Donald Rumsfeld morreu na quarta-feira aos 88 anos. O ’11-9’ fez dele o arquiteto da guerra do Golfo e da invasão do Afeganistão em busca de Bin Laden que só mais de um decénio depois foi capturado. O anúncio de falecimento dado pela família não refere a causa da morte, que foi um mieloma. O ex-presidente Bush, que em 2001 o fez bisar na condução do Pentágono 25 anos depois da primeira, faz o elogio do falecido.

Morreu ex-secretário de Defesa Donald Rumsfeld aos 88 anos— Arquiteto das guerras do Golfo e do Afeganistão

O nome do antigo chefe do Pentágono ficará para sempre ligado quer à invasão ao Afeganistão no pós-11 de setembro de 2001 quer à afirmação falsa de que o regime de Saddam Hussein detinha armas de destruição em massa — o que foi determinante para a invasão do país em 2003.

Dois anos antes, em setembro de 2001, destaca-se o então secretário na condução da política militar dos Estados Unidos, como lembrou ontem o ex-presidente George W. Bush : "Na manhã de 11 de setembro de 2001, Donald Rumsfeld correu ao Pentágono para dar assistência aos feridos e garantir a segurança dos sobreviventes. Pelos cinco anos seguintes, ele fez um trabalho firme como secretário de Defesa em período de guerra, uma tarefa que ele conduziu com força, capacidade e honra".

O político Donald Rumsfeld foi o mais jovem secretário de Defesa entre 1975 e 1977 na presidência de Gerald Ford e, de novo, entre janeiro de 2001 e dezembro de 2006 sob George W. Bush foi o segundo mais idoso.

Entre os dois mandatos como secretário de Defesa, desempenhou cargos de gestor no setor privado. Na farmacêutica G. D. Searle co. de 1976 a 1990. Na General Instrument de 1990 a 1993. Na Gilead Sciences de 1997 a 2001.

Mieloma

Cancro de células plasmáticas maduras na medula óssea, descrito como uma patologia que pode acompanhar o paciente, padecente, ao longo da vida. Dada a sua localização, causa dor óssea no peito ou na coluna.

Fontes: Washington Post/Le Monde/Twitter. Foto (AP) Em 2006, Rumsfeld numa conferência de imprensa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project