O anúncio da morte foi feito na noite desta quarta-feira, por pessoas próximas do antigo Presidente, aos meios de comunicação franceses. O ex-chefe de Estado estava internado desde dia 17 de Novembro no hospital de Tours. Antes disso, em Setembro, Giscard d’Estaing já tinha sido internado durante alguns dias, segundo a Inforpress.
Valéry Giscard d’Estaing foi o terceiro Presidente da V República francesa e ocupou o Eliseu entre 1974 e 1981. Algumas das principais marcas do seu mandato foram o acesso ao voto a partir dos 18 anos, o direito à interrupção voluntária da gravidez e a possibilidade de divórcio por mútuo acordo. “Apesar de se ter recandidatado, foi batido em 1981 por François Miterrand”, cita a Inforpress.
Recorde-se que antes da sua eleição, Giscard d’Estaing foi ministro das Finanças quando Georges Pompidou era Primeiro-ministro, entre 1962 e 1966. Voltou ao Governo com as mesmas funções quando Pompidou já era Presidente entre 1969 e 1974.
“Após a sua passagem pelo Eliseu, foi deputado europeu e dedicou-se à escrita, pertencendo mesmo à Academia francesa. Na sua longa carreira política foi deputado, ocupou diversos cargos na política local e regional e sentou-se no Conselho Constitucional. Em Março deste ano, foi acusado por uma jornalista alemã de assédio sexual e foi aberto um inquérito para apurar os factos”, escreve a nossa fonte..