Em nota de imprensa a edilidade mosteirense explica que a moradia social que foi construída de raiz representa um investimento do tesouro municipal na ordem dos dois mil contos e vai permitir à família beneficiada as condições condignas de habitabilidade.
A entrega de mais esta moradia no Dia Mundial do Habitat, segundo uma nota de imprensa da edilidade dos Mosteiros, enquadra-se no âmbito do programa habitacional “Nha Kaza Nha Grandeza”, sendo que esta habitação social dispõe de serviços de energia eléctrica, água e saneamento.
O Dia Mundial do Habitat, comemorado pela primeira vez em 1986, é celebrado anualmente na primeira segunda-feira de Outubro, “com base na ideia que qualquer pessoa tem direito a viver condignamente”, e o tema deste ano é “as economias urbanas resilientes: cidades como impulsionadoras de crescimento e recuperação”.
A câmara dos Mosteiros destacou ainda na nota que o programa municipal de habitação “Nha Kaza Nha Grandeza” foi criado em 2021 para combater o défice habitacional no município dos Mosteiros, baseando-se em três eixos: o da construção, o da Reabilitação e o do Incentivo à construção.
O eixo do incentivo à construção dá-se mediante concepção de apoio em materiais de construção para intervenções emergenciais, concepção de lotes de terreno e apoio administrativo como isenções, cofinanciamento de projectos de arquitetura.
A Semana com Inforpress