CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mosteiros: Câmara vai adquirir duas viaturas de recolha de lixo para reforçar o sector de saneamento 13 Fevereiro 2022

A câmara dos Mosteiros, na ilha do Fogo, pretende adquirir, através de concurso público, duas viaturas de médio porte para recolha de lixo para reforçar o sector de saneamento.

Mosteiros: Câmara vai adquirir duas viaturas de recolha de lixo para reforçar o sector de saneamento

O concurso foi tornado público esta semana através dos jornais nacionais e as propostas deverão ser entregues na autarquia dos Mosteiros até ao próximo dia 02 de Março, estando o acto público para a abertura das propostas, programada para o primeiro dia útil após o término do prazo para a apresentação das propostas.

O financiamento da aquisição das duas viaturas é assegurado pelo orçamento da autarquia mosteirense, através do Fundo do Turismo, e o valor máximo que a câmara estabelece como base é de 10 mil contos para cada uma das viaturas que pretende adquirir.

No passado mês de Janeiro a autarquia de São Filipe tinha lançado concurso semelhante para aquisição de equipamentos de compactação de resíduos sólidos urbanos, financiados pelo Fundo do Ambiente, nomeadamente duas máquinas pesadas e um veículo (máquina retroescavadora de pneus e o martelo hidráulico adicional, máquina escavadora de rastos mais o martelo hidráulico e um camião basculante).

Na globalidade a autarquia de São Filipe fixa o montante de 35 mil contos como o valor máximo a pagar pelos equipamentos, nomeadamente oito mil contos para a máquina retroescavadora, 19.500 contos para a máquina escavadora e 7.500 contos para o camião basculante.

A aquisição dos equipamentos visa permitir às câmaras assegurar o transporte dos resíduos sólidos urbanos para o aterro controlado intermunicipal, situado a sul de Monte Genebra (São Filipe), cujas obras estão em curso neste momento, nomeadamente com o calcetamento da via de acesso numa extensão de aproximadamente 700 metros.

Para a construção do aterro, incluindo a via de acesso com uma extensão de pouco mais de 600 metros, o Governo, através do Fundo do Ambiente e da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS), disponibilizou 40 mil contos para esta infra-estrutura, através de um protocolo celebrado em Agosto de 2021 com os municípios da ilha.

O aterro controlado intermunicipal, recorda-se, foi desenhado para servir os três municípios da ilha e vai ocupar uma área de quatro mil metros quadrados e com possibilidade de extensão para seis e mesmo para a sua duplicação.

O município dos Mosteiros tem agendado para hoje a entrega de cinco moradias sociais a famílias vulneráveis das localidades de Relva, Madjada, Igreja, Queimada Guincho e Ribeira do Ilhéu.

As habitações foram construídas ou reabilitadas no âmbito do programa habitacional da autarquia, “Nha Kaza Nha Grandeza” (minha casa meu orgulho), sendo que o custo médio das intervenções de reabilitação ronda os 800 contos e as construções de raiz por volta de 1.500 contos por habitação. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project