O vereador da Cultura, Nelson Pires, disse que a cada um dos dois grupos a autarquia vai atribuir um subsídio monetário de 120 mil escudos para os preparativos, sublinhando que os grupos Surpresa, de Queimada Guincho, e Vindos do Vulcão, de Queimada Trás, já iniciaram os ensaios.
Além da atribuição de subsídios a câmara disponibilizou “uma certa quantia” para atribuição de prémios, sendo que ao primeiro classificado será atribuído um prémio de 100 mil escudos e, ao segundo, o valor de 60 mil escudos.
Serão igualmente atribuídos prémios individuais, sendo que para rei, rainha, melhor carro alegórico e música, dez mil escudos cada, porta-bandeira, mestre-sala e rainha de bateria, sete mil escudos.
Como forma de incentivar o Carnaval infantil, a autarquia vai disponibilizar um montante de 20 mil escudos a cada um dos quatro pólos educativos, nomeadamente das zonas norte, sul, altas e litoral do município.
No domínio da cultura, o pelouro da câmara dos Mosteiros está a programar as actividades para assinalar o Dia Nacional de Talaia Baxu, celebrado a 01 de Fevereiro, devendo as actividades serem definidas na quinta-feira, 26, na reunião camarária.
Lançamento de concurso de melhor música de Talaia Baxu do ano e a produção de audiovisuais de curta duração sobre este género musical genuinamente da ilha do Fogo podem constar dos editais a serem lançados pela autarquia dos Mosteiros.
Em relação ao Carnaval, no município de São Filipe, onde, pelo menos, dois grupos, Fogo em Chama e Mar Azul, já iniciaram os ensaios, está previsto para hoje mais um encontro para definição da possibilidade de desfile e dos subsídios a serem atraídos.
Igualmente no município de Santa Catarina do Fogo a vereação da cultura tem programado para esta terça-feira, 24, para decisão sobre o carnaval.
Asemana Com Inforpress