Na categoria da Cultura os vencedores são duas mulheres, nomeadamente Antónia Martins, primeira classificada, e Maria Pereira, segunda classificada no concurso.
A vencedora, que recebe um prémio no valor de 125 mil escudos em kit de materiais e equipamentos, concorreu com o projecto para criar e desenvolver corte e costura, um empreendimento de economia solidária, segundo informação disponibilizada pela câmara dos Mosteiro no seu site oficial.
Este projecto que foi escolhido pelo corpo de jurado consiste em transformar a realidade das mulheres a serem beneficiadas com a iniciativa, através da arte de corte e costura, combatendo deste modo o desemprego e a exclusão social.
O segundo projecto vencedor do prémio está relacionado com a proposta de materialização de uma escola de rendas e bordados, prevendo assim promover um conjunto de acções de carácter formativo e informativo na área de rendas e bordados, mas introduzindo jovens no mercado de economia criativa.
A promotora do projecto, Maria Pereira, recebe um prémio no valor de 75 mil escudos, igualmente em kit de materiais para o arranque das actividades inscritas no projecto.
Na categoria do Desporto os vencedores da segunda edição do Prémio Cri_Acção foram Mário Santos e Manuel Lopes.
Mário Santos participou no concurso com o projecto de escola de iniciação ao futebol, propondo com o projecto desenvolver o futebol da escola transformando-a numa escola-chave para o crescimento da modalidade no município dos Mosteiros, com capacidade para fortalecer os planteis das equipas federadas locais e projectar atletas dos Mosteiros, dentro e fora do município.
Já o segundo apresentou o projecto de uma escola de iniciação ao basquetebol com a finalidade de implementar uma escola desta modalidade desportiva, apresentando como principal actividade a venda de serviços, através das aulas de iniciação ao basquetebol.
Mário Santos e Manuel Lopes vão receber, respectivamente, 125 e 75 mil escudos em prémio convertidos em kit de materiais de futebol e de materiais necessários para a realização das actividades da escola de iniciação de basquetebol.
Para as duas categorias a edilidade dos Mosteiros vai disponibilizar 400 mil escudos em prémios, sendo os mesmos atribuídos no próximo mês de Agosto, por ocasião das festas do município.
A Semana com Inforpress