O título disputado entre os campeões de 2021, Ribeira do Ilhéu, e de 2022, Zona Alta, ficou definido no prolongamento depois de um empate a um golo durante o período regulamentar, tendo a formação de Ribeira Ilhéu vencido por 3-1.
Assim a formação de Ribeira do Ilhéu volta a conquistar o campeonato inter-zona, dois anos depois do seu primeiro título.
Além da taça vai receber da Câmara Municipal dos Mosteiros o montante de 30 mil escudos enquanto o vice-campeão será agraciado com um troféu.
Os troféus do terceiro e quarto classificados não foram atribuídos devido a desistência das duas equipas que foram eliminadas nas meias-finais da prova.
A formação de Zona Alta conquistou alguns prémios individuais, nomeadamente de melhor marcador, com sete golos, e melhor jogador do campeonato inter-zonas, Sotá, e melhor guarda-redes, Mauro.
Liedson, de Queimada Guincho, foi o futebolista-revelação, Nuno treinador de Sumbango foi eleito o melhor treinador, Zé Preta considerado o melhor árbitro e a equipa de Queimada Trás foi premiada como equipa fair play.
O campeonato inter-zonas é uma iniciativa da Câmara Municipal dos Mosteiros e foi realizado pela Escola de Futebol Sumbango Sport.
A Semana com Inforpress