O auto de consignação das obras de reabilitação da Escola do Ensino Básico Obrigatório de Ribeira do Ilhéu aos empreiteiros escolhidos para a execução do projecto acontece hoje no quadro do programa das actividades comemorativas do Dia do Município dos Mosteiros e é testemunhado pelo Presidente da República, José Maria Neves que chegou aos Mosteiros na sexta-feira a convite das autoridades locais para participar das festas.
A requalificação dessa escola é uma das prioridades do município no domínio das infra-estruturas educativas e as obras vão arrancar com a consignação.
A sua reabilitação representa um esforço tripartido, já que a câmara municipal conseguiu mobilizar, junto de um grupo de emigrantes de Ribeira do Ilhéu, 65 por cento (%) dos recursos financeiros para a materialização do projecto, equivalente a pouco mais de 12.300 contos.
A par da concepção do projecto de reabilitação e da condução do processo de adjudicação da obra, a edilidade vai entrar com 10% do montante global do orçamento, cerca de dois mil contos e o Ministério da Educação vai comparticipar com 25%, equivalente a cerca de 4.700 contos.
Além da escola de Ribeira do Ilhéu, a câmara municipal mobilizou 1,2 milhão de euros, 118 mil contos, junto da Organização Não-Governamental (ONG) luxemburguesa, Beetebuerg Helleft para requalificar as infra-estruturas escolares do município, muitas em fase avançada de degradação.
Neste pacote serão contempladas as escolas de Ensino Básico Obrigatório de Feijoal, Canal, Relva e de Fonsaco e os jardins infantis de Cutelo Alto e Feijoal, assim como a construção de um complexo educativo nas zonas altas do município dos Mosteiros que no horizonte temporal de 2025 terá um parque escolar totalmente renovado.
O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, disse que parte dos recursos assegurados pela ONG já foi transferida para a conta do município e que dentro de pouco tempo vão iniciar as obras de requalificação das escolas do município. A Semana com Inforpress