CINEMA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia acolhe mostra de filmes dirigidos por mulheres 05 Fevereiro 2020

Visibilizar mulheres cabo-verdianas que fazem filmes. Inspirar outras mulheres a fazerem filmes. Estes são, segundo a organização, os propósitos com os quais surge CENA, uma mostra exclusiva de filmes de autoria feminina agendada para início de Março, na cidade da Praia.

Praia acolhe mostra de filmes dirigidos por mulheres

«A CENA pretende ser, em simultâneo, uma celebração da ousadia das mulheres que têm se dedicado ao fazer cinematográfico e um estimulo para que muito proximamente novos nomes venham a se juntar a este grupo restrito, e para que nos filmes caboverdianos a presença de mulheres e de temas que lhes digam respeito tenham cada vez maior destaque», lê-se numa nota remetida a esta diário digital.

Conforme a mesma fonte, a primeira edição da CENA terá a duração de dois dias com a exibição de filmes das sete convidadas, praticamente todas as convidadas já tiveram os seus filmes premiados em competições no país ou no exterior: três oriundas da diáspora, residentes em São Vicente e duas na cidade da Praia.

Esta primeira edição da Cena homenagerá a cineasta veterana Claire Andrade-Watkins, autora de filmes como Some Kind of Funny Portoricans?, Serenata de Amor e Working the Boats: Masters of the Craft.

Para além das sessões de filmes, o programa irá contar com duas oficinas de produção cinematográfica destinadas a jovens mulheres e paineis de debate.
Segundo ainda a organização, a curadoria da Mostra CENA é da jornalista e escritora Chissana Magalhães, que em Dezembro passado representou Cabo Verde no programa para jovens criticos Rio Press Talents, do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Link: https://web.facebook.com/CENA-104152914479216/?modal=admin_todo_tour

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project