SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Movimento de narcotráfico em Cabo Verde: Mais de duas toneladas de cocaína apreendidas no Porto da Praia 05 Agosto 2019

A Polícia judiciária acaba de apreender mais de duas toneladas de cocaína no Porto da Praia, encontradas no interior da embarcação PERPETUO SOCORRO DE ABAETE II. Cinco cidadãos de nacionalidade brasileira foram também presos no mesmo navio - vão responder em processos junto do Tribunal.

Movimento de narcotráfico em Cabo Verde: Mais de duas toneladas de cocaína apreendidas no Porto da Praia

Em comunicado remetido ao Asemanaonline, a Polícia Judiciária confirma a informação, assegurando que tudo resultou de uma operação conjunta entre a Seção Central de Tráfico de Estupefaciente (SCITE) e guarda Costeira, no âmbito do combate ao tráfico transnacional de estupefacientes por via marítima. Precisa que procedeu a apreensão na embarcação denominada PERPETUO SOCORRO DE ABAETE II, este sábado, 03 de agosto, de 2256, 27 kg (Dois mil duzentos e cinquentas e seis quilos e vinte e sete gramas) de Cocaína.

Segundo a mesma fonte, na sequência da operação foram detidos cinco cidadãos, todos de nacionalidade brasileira, os quais serão presentes, em tempo legal, às autoridades judiciárias competentes, para validação das detenções e aplicação das medidas de coação.

A Polícia Judiciária avança que esta operação foi desenvolvida na sequência de troca de informação operacional com o MAOC – N, (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics), com sede em Lisboa. « A PJ contou, ainda, com a cooperação da Polícia Federal do Brasil, e, na operação de busca, descarga, transporte, acondicionamento e guarda do produto apreendido, contou com o apoio da Polícia Nacional de Cabo Verde», lê-se no comunicado da PJ.

Cabo Verde na rota internacional de tráfico de droga

É de recordar que, a 31 de Janeiro deste ano, a PJ apreendeu também no Porto da Praia, uma embarcação estrangeira de nome ESER, com 260 fardos, totalizando o peso bruto de 9.570 quilos de cocaína - a maior quantidade do produto jamais apreendida em Cabo Verde e na região ocidental africana. Na sequência desta operação, foram detidos 11 cidadãos, todos de nacionalidade russa, que ficaram em prisão preventiva.

Conforme referiu na altura a imprensa que cita a polícia científica cabo-verdiana, o cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como porto de destino Tanger, Marrocos. O navio fez, segundo a Inforpress, uma escala no Porto da Praia, para cumprir os procedimentos legais relacionados com um falecimento, a bordo que, conforme informações avançadas pela PJ, “terá tido morte natural”. A imprensa russa, citando um deputado local, avançou em Abril que os tripulantes foram ameaçados e obrigados a carregar a droga.

Este é o segundo caso de apreensão de droga registado este ano no Porto da Praia, em que Cabo Verde surge a funcionar como um ponto de conexão - entre África, Europa e América do Sul - na rota de tráfico internacional de estupefacientes. Ilustração: Fotos de droga apreendida este ano no Porto da Praia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project