O parlamentar, eleito nas listas do Movimento para a Democracia (MpD, poder) pelo círculo eleitoral de São Vicente fez estas declarações à Inforpress, durante a conferência de imprensa, para se posicionar sobre as afirmações do presidente da UCID, João Santos Luís, que afirmou que o Governo é “insensato” e actua com “dois pesos e duas medidas”.
Acusou os partidos da oposição, nomeadamente a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) de serem “contra o desenvolvimento” de São Vicente e de estarem na birra política.
“Esses partidos demonstraram que não são dignos de confiança e certamente, o povo de São Vicente dará uma maioria segura, absoluta que permita ao MpD governar bem em São Vicente”, declarou.
Questionado quais garantias o seu partido tem de nas próximas eleições manter a câmara de São Vicente, Vander Gomes asseverou que os sanvicentinos reconhecem que o MpD é um partido que aposta no desenvolvimento da ilha.
“São Vicente esteve esquecido e negligenciado por longos anos e nesses quase oito anos de governação do MpD a dinâmica económica que São Vicente está a ter nunca teve nos anos de governação do PAICV. Com a câmara municipal liderada pelo MpD, a dinâmica de requalificação urbana, construção de habitação tem sido visível aos olhos de todos”, declarou.
O deputado do MpD salientou ainda que tendo em conta “a dinâmica e os projectos implementados” pelo MpD na ilha de São Vicente, quer a nível do poder local, quer a nível do poder central, a confiança recuperada em 2004 será reforçada nas eleições autárquicas de 2024.
“Acredito que as gentes de São Vicente, vendo que os partidos da oposição estão mais preocupados com interesses políticos do que com o desenvolvimento da ilha, certamente irão dar uma vitória esclarecedora e que permita ao MpD de facto governar”, reforçou, frisando que a “coabitação” com o PAICV e a UCID “não tem funcionado”.
Questionado se o actual presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, será a escolha do MpD para as eleições do próximo ano, Vander Gomes disse que o seu partido, na altura certa, fará as suas escolhas e que na devida altura, os órgãos do partido escolherão os seus candidatos, podendo ser Augusto Neves ou outra pessoa escolhida, que terá todo apoio do sistema político do MpD. A Semana com Inforpress