ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mulher cabo-verdiana é o pilar fundamental da nossa sociedade e tem contribuído para o desenvolvimento de Cabo Verde – PR 27 Mar�o 2021

O Presidente da República enalteceu hoje o contributo da mulher cabo-verdiana no processo de desenvolvimento de Cabo Verde, realçando que a comemoração da data serve de reflexão sobre o estatuto da mesma e a necessidade de mudança de paradigmas.

Mulher cabo-verdiana é o pilar fundamental da nossa sociedade e tem contribuído para o desenvolvimento de Cabo Verde – PR

Segundo a Inforpress, Jorge Carlos Fonseca fez estas considerações numa mensagem de homenagem alusiva ao Dia da Mulher Cabo-verdiana, que se celebra hoje, 27 de Março, tendo realçado que as mulheres têm sido a força motriz dentro das famílias, o garante da estabilidade dos lares, quer na educação dos filhos quer no provimento, muitas vezes, de parte do sustento e do equilíbrio familiar.

“Não sei se existem muitos países que celebrem o dia nacional das suas mulheres. Para nós, o Dia da Mulher Cabo-Verdiana tem um significado muito especial e representa um momento de alegria e reconhecimento de um valor de que somos todos tributários e reflecte, igualmente, a necessidade inequívoca de uma mudança na nossa sociedade”, afirmou.

Para o chefe do Estado, a cada 27 de Março, os cabo-verdianos são convidados a reflectir sobre o estatuto da mulher das ilhas do arquipélago, salientando que nos últimos anos os ganhos alcançados na promoção da igualdade de género são “significativos” e “substanciais”.

No seu entender, este ritmo e o caminho traçado devem manter-se a todos os níveis, lembrando que o aprofundamento da cidadania e a garantia dos direitos sociais em Cabo Verde só serão possíveis se a igualdade de género for garantida na sua plenitude.

Segundo a mesma fonte, o PR enalteceu o papel fundamental de diversas organizações, pelo país fora, e a sua dedicação a esta causa, e que vem resultando em mudanças na percepção da equidade de género no país, afirmando que se Cabo Verde está hoje num nível de desenvolvimento “invejável”, deve-se em grande parte às mulheres cabo-verdianas.

“No ano em que vamos completar 46 anos de independência, temos à nossa volta um Cabo Verde completamente diferente a todos os níveis. Se hoje estamos num nível de desenvolvimento invejável e sonhado por muitos, devemo-lo, também, em grande parte, às mulheres das ilhas. Devemo-lo às mães incansáveis, à sua aposta na educação dos seus filhos, à sua coragem e determinação, à sua eterna esperança”, ressaltou, acrescentando que a mulher cabo-verdiana ocupa lugar de destaque nas diferentes áreas.

Entretanto, o Presidente da República frisou que apesar das suas conquistas no mercado de trabalho, na sociedade, na equidade e na igualdade salarial perante os homens, ainda há muito caminho a percorrer no que respeita à erradicação da violência que pende sobre elas.

No dia que se celebra o Dia da Mulher Cabo-verdiana, Jorge Carlos Fonseca reconheceu a importância da mulher enquanto alicerce desta nação cabo-verdiana, defendendo a necessidade de se reforçar as consequências deste reconhecimento no plano institucional.

“Assim, é imperativo assegurar as condições que garantem a concretização da lei contra a VBG, bem como a da paridade que foi submetida a importante teste nas recentes eleições autárquicas, devendo acontecer o mesmo nas legislativas que se avizinham”, asseverou, apelando ao forte engajamento de todos na erradicação da violência e mudança de mentalidades e de hábitos culturais “condenáveis”, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project