Peça chave da conquista da equipa madrilena no campeonato da Europa e na liga Espanhola, Edy Tavares, 31 anos e 2,21 metros de altura, eleito o MVP da Euroliga, é esperado pela equipa técnica comandada por Emanuel Trovoada, como mais uma valia para a estreia absoluta de Cabo Verde numa fase final do mundial da modalidade.
O seleccionador adjunto do combinado crioulo, Zé Anguila, disse que Edy Tavares vai juntar-se ao grupo de trabalho só na segunda fase do estágio em Madrid, onde tem estado a recuperar-se de uma lesão contraída no final da época, pelo que não espera ter o atleta no estágio inicial na Itália.
O atleta está a exercitar-se de forma a recuperar fisicamente para poder dar o seu contributo à equipa nacional de Cabo Verde.
Referenciado como um dos jogadores mais valiosos da liga espanhola, Edy estabeleceu um novo recorde de desarmes em uma única temporada da EuroLeague e foi eleito o melhor jogador defensivo da liga pela terceira vez.
Desde o dia 15 que os pré-seleccionados têm estado concentrados na cidade da Praia para treinos com sessões bi-diários, ensaios de ginásios e musculação, estando previsto para 03 de Agosto a viagem da comitiva crioula para um torneio na Itália, onde estará a competir a selecção anfitriã, a Turquia, a China e Cabo Verde.
Após este torneio, o combinado crioulo desloca-se para um novo estágio em Madrid (Espanha), onde espera realizar dois jogos de treinos, sendo o primeiro a 08 com a Oklahoma States University e uma segunda partida ainda por revelar o adversário.
Já a caminho do Japão, a selecção cabo-verdiana viaja para os Estados Unidos da América para de 13 a 18 de Agosto para intensificar os seus processos de treinos junto da comunidade cabo-verdiana radicada, para que na madrugada de 18/19 esteja a viajar rumo ao Japão.
Cabo Verde partilha o Grupo F do XIX Campeonato do Mundo de basquetebol com as equipas nacionais da Eslovénia, da Geórgia e da Venezuela.
No Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Japão, nas Filipinas e na Indonésia de 25 de Agosto a 10 de Setembro, Cabo Verde partilha o Grupo F com as selecções nacionais da Eslovénia, da Geórgia e da Venezuela.
A Semana com Inforpress