As 32 selecções participantes foram conhecidas no passado dia 23 de Fevereiro com o encerramento das partidas de qualificação das quatro zonas de qualificação designadamente África, Américas, Ásia e Europa.
Cabo Verde, Geórgia, Letónia e Sudão do Sul vão ser as estreantes na competição, enquanto que Egipto, Finlândia, Líbano, México e Eslovénia regressam aos grandes palcos, informa a página oficial da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
A selecção cabo-verdiana de basquetebol qualificou-se pela primeira vez para o Mundial da modalidade, ao vencer, no domingo, 26, a sua congénere da Costa do Marfim (79-64).
Cabo Verde terminou a fase de qualificação na terceira posição do grupo E com 16 pontos, os mesmos que Angola, numa poule vencida pela Costa do Marfim com 18 pontos.
Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto, Angola e Cabo Verde vão ser os representantes africanos na grande montra do basquetebol mundial.
O Mundial’2023 vai contar com a participação de 32 equipas em vez do habitual 24 e acontecerá entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.
Selecções apuradas por continente:
África: Angola, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egipto e Sudão do Sul.
Américas: Brasil, Canadá, República Dominicana, México, Porto Rico, EUA e Venezuela.
Ásia: Austrália, China, Irão, Japão, Jordânia, Líbano, Nova Zelândia e Filipinas.
Europa: França, Finlândia, Geórgia, Alemanha, Grécia, Itália, Letónia, Lituânia, Montenegro, Sérvia, Eslovénia e Espanha.
A Semana com Inforpress