No artigo, o diário eletrónico aponta o internacional Edy Tavares como “o artífice” da qualificação de Cabo Verde e justifica com números a importância do basquetebolista na caminhada para o Mundial da Ásia.
“Sua média rumo à Copa do Mundo foram de 23,4 de aproveitamento com 14,7 pontos, 11,7 rebotes, 2,3 bloqueios e saldo de 10,6 pontos a favor quando esteve na quadra”, precisa.
Na reportagem, o atleta natural da ilha do Maio regozija-se com o facto de jogar o Mundial e aponta o facto de Cabo Verde ser o país mais pequeno de sempre a participar nesta competição, como uma “motivação extra”.
“Somos o menor país numa Campeonato do Mundo e isso é uma motivação extra. Participar neste torneio é uma das melhores coisas que se pode fazer no basquetebol e nós estamos lá”, garantiu Edy Tavares.
O presidente da Federação Caboverdiana de Basquetebol (FCB), Mário Correia, por seu lado, reconheceu que Edy Tavares teve um “grande peso” na qualificação para o Mundial e considera-o como “o desportista mais famoso do arquipélago”.
“Tavares teve um grande peso na nossa classificação. É o atleta mais famoso do país e estar nesta competição é uma grande conquista para nós”, notou Mário Correia, classificando esta presença no Mundial como uma “oportunidade histórica”.
“Vamos aproveitar todos os jogos. O objetivo é competir contra cada equipa do grupo e depois veremos os resultados”, afirmou o Mário Correia, que espera que “este êxito possa inspirar a próxima geração”.
A seleção caboverdiana de basquetebol sénior masculina fará a sua estreia absoluta no Mundial da FIBA no sábado, 26, às 07:00 de Cabo Verde, ante a equipa nacional da Geórgia, em partida a ser disputada na Okinawa Arena, no Japão.
De acordo com a calendarização divulgada pela organização do XIX Campeonato do Mundo de basquetebol, prova a ser disputada no Japão, na Indonésia e nas Filipinas, o conjunto de Cabo Verde, ficou colocado no Grupo F.
Cabo Verde volta a competir a 28 do mesmo mês, desta feita frente à sua congénere da Venezuela (17º ranking Mundial), para a segunda jornada, e termina a sua participação na fase de grupo, a 30 do corrente, ante os europeus da Eslovénia (sétimo do ranking mundial).
O Mundial da FIBA’2023, acontece entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.
A seleção de Cabo Verde de basquetebol qualificou-se, a 26 de Fevereiro deste ano pela primeira vez, para o Mundial da modalidade, evento que vai contar com a participação de 32 seleções.
O País figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial’2023, juntamente com o Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto e Angola.
De acordo com o sorteio realizado sábado último, em Manila (Filipinas) o Grupo de Cabo Verde vai ficar sediado no Japão.
A Semana com Inforpress