DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mundial de Basquetebol: FCBB garante que “todas as condições” já estão reunidas para participação de Cabo Verde 28 Julho 2023

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) garantiu hoje que todas as condições, “incluindo as financeiras” estão reunidas para a participação de Cabo Verde no Mundial de basquetebol, que acontece em Agosto, no Japão, Indonésia e Filipinas.

Mundial de Basquetebol: FCBB garante que “todas as condições” já estão reunidas para participação de Cabo Verde

“Todas as condições já estão reunidas (…) a questão está no timing dos apoios, a FCF faz o seu trabalho, mas há momentos, devido às circunstâncias do nosso país, que é natural esperar apoio de terceiros”, esclareceu Mário Correia, em declarações à imprensa, após uma visita do Presidente da República à selecção nacional.

No entanto, Mário Correia disse que neste momento o “mais importante” é a união à volta da selecção e não a “criação de subterfúgios e controvérsias, que somente irão prejudicar a prestação dos jogadores”.

“A selecção está unida (…) não há controvérsias e isto somente irá prejudicar a prestação dos jogadores. Estamos a tempo de recuperar alguma coisa e fazer bonito no campeonato do mundo”, pontificou o presidente da FCB:

A selecção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina fará a sua estreia absoluta no Mundial da FIBA, a acontecer no Japão, Indonésia e Filipinas, no dia 26 de Agosto, ante a equipa nacional da Geórgia, em partida a ser disputada na Okinawa Arena, no Japão.

De acordo com o plano federativo, a partir de 03 de Agosto, a comitiva nacional viaja para um torneio na Itália, onde estará a competir a selecção anfitriã, a Turquia, a China e Cabo Verde, para depois se deslocar para um novo estágio em Madrid (Espanha), cidade onde vai realizar dois jogos treinos.

Já a caminho do Japão, a selecção cabo-verdiana viaja para os Estados Unidos da América para, de 13 a 18 de Agosto, intensificar os seus processos de treinos junto da comunidade cabo-verdiana radicada, para que na madrugada de 18/19 esteja a viajar rumo ao Japão.

A selecção cabo-verdiana fará a sua estreia absoluta no Mundial da FIBA a 26 de Agosto próximo, ante a equipa nacional da Geórgia, em partida a ser disputada na Okinawa Arena, no Japão.

De acordo com a calendarização divulgada pela organização do XIX Campeonato do Mundo de Basquetebol, Cabo Verde volta a competir, a 28 do mesmo mês, desta feita, frente à sua congénere dos sul-americanos da Venezuela para a segunda jornada e termina a sua participação na fase de grupo, a 30 do corrente, ante europeus da Eslovénia (sétimo do ranking mundial).

Lista dos pré-convocados:

Bases: Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA), Jeft Xavier (EUA), Amin Delgado (Espanha), Hugo Correia e Silva.

Extremos: Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Ivan Almeida (Benfica, Portugal), Joel Almeida (CAP, Camarões), Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha), Anderson Correia, Petro de Luanda, Angola), Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha).

Posições Quatro e Cinco: Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha), Kevin Gomes Kevon (Porto, Portugal), Keneth Mendes, João “Betinho” Gomes (Benfica Portugal), Kevin Koronel (Mans, França), Amarilson Lopes (Maguei, (Socuellamos, Espanha), Victor Andrade (Pato Basket, Brasil), Ailton Marques (Club Baloncesto Clavijo, Espanha).

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project