INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mundo: A luta pela vacina contra a Covid-19 08 Abril 2020

Este é o vírus que o mundo quer derrotar. O vírus SARS-Corona 2 é a causa da Covid-19, a doença respiratória que desencadeou a pior crise desde a Segunda Guerra Mundial.

Mundo: A luta pela vacina contra a Covid-19

Segundo a aêencia AP, é preciso encontrar uma vacina: Os cientistas, políticos e empresas dizem estar a fazer tudo o ao alcance deles para a fornecer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que há mais de 40 potenciais vacinas . Cerca de cem estão em desenvolvimento, mesmo se foram poucas as testadas clinicamente. Os primeiros testes em seres humanos começaram nos EUA a uma velocidade recorde há três semanas.

Há mais de trinta empresas e instituições académicas em todo o mundo que tentam agora diferentes abordagens para encontrar a bala de prata que possa vencer a Covid-19.

Segundo a mesma fonte, a forma mais recente e inovadora de atacar o coronavírus é com uma vacina que manipula uma parte do vírus conhecida como ácido ribonucleico (ARN).

Na Alemanha, a empresa biofarmacêutica Curevac está a utilizar esta tecnologia numa vacina que acredita estar pronta para os testes clínicos em Junho.

Explica Thorsten Schüller, porta-voz da empresa: "Usamos o ARN para instruir o organismo a produzir a sua própria vacina. Por isso, só damos informações ao corpo. Não damos nenhum elemento do vírus, apenas informação e o corpo produz a sua própria vacina. É uma abordagem totalmente nova na medicina".

A Curevac fez as primeiras páginas quando um jornal alemão noticiou que o Presidente Donald Trump tinha oferecido à empresa mil milhões de dólares para garantir a vacina exclusivamente para os Estados Unidos, o que gerou controvérsia sobre a forma como as vacinas devem ser utilizadas e distribuídas, conclui AP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project