Crioulo

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mundo gira 01 Janeiro 2022

Ano Novo na manhã nascente. Os dedos róseos da aurora antevista do alto onde a groselheira ... Não o devia ter escrito mas já está, essa pergunta sobre se o mundo está mais violento ou é a facilidade de comunicação a permitir vocalizar sobre a violência que sempre existiu desde que a primeira rivalidade de dois irmãos... Pergunta que surge e não tem resposta... só acúmulo a cada nova notícia, como esta da criança brasileira que na primeira linha da carta ao Pai Natal escreve "Sonho ver meu pai, meu medo é que meu pai mate minha mãe".

Mundo gira

Laide Macbeth

A menina dos olhos do pai chora. A menina dos olhos de jade, o segundo círculo a prolongar-se para lá do primeiro. A fonte.

A filha de Macbeth, o gémeo de Hamleto*, chora o pai. A Laidinha chora e a mãe consola-a. Entretanto a terra gira em torno do astro e o universo de ambas muda o seu centro.

O novo rei é o tio Hamleto Macbeth. Autoeleito pai da sobrinha e o mais que se seguirá.

Laidinha de olhos de jade, a personificação da beleza – que deus ouviu a mãe e guarda-a como a menina dos seus olhos – dirá a matriarca.

Laidinha a ‘seberba’ personificada, segundo as amas, as precetoras mas que para Macbeth era fonte de orgulho imenso. Laidinha que um dia — no seu regresso ao reino insular vinda da metrópole-mundi — há de lamentar não ter lavado os pés à avó.

Um ato de humildade que eleva quem o pratica. E por isso, só por lamentar essa omissão num discurso bem elaborado de palavras simples, um dia a mãe agradecer-lhe-á.

Futuro ainda distante dessa manhã da inauguração do UnoVero. O novo palácio que o novo Macbeth, rei morto rei posto, pôde enfim inaugurar.

Laide celebra cada ano o aniversário do desencarnamento do Hamleto. Uma cerimónia em tête-à-tête com a avó Bia Krista que veio morar na nova capital, vinda lá do norte por amor filial – mãe é mãe. Tautologia vera.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project