ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nigéria já tem Starlink e génio de 16 anos na tecnologia, "próximo Elon Musk" 19 Junho 2022

A Nigéria tornou-se no trigésimo-segundo país a aprovar a Starlink, uma constelação de satélites por internet operada pela SpaceX. Primeiro soube-se pelo tweet do homem mais rico do mundo, Elon Musk, e depois a NCC confirmou ao site especializado Nairametrics. "O mais novo magnata da tecnologia", segundo o Deutsche Welle, chama-se John Oseni e aos 15 anos destacou-se como "guru da criptpmoeda e por ter 4 livros publicados", segundo peritos.

Nigéria já tem  Starlink  e génio de 16 anos na tecnologia,

John Oseni é destaque desta semana, mas em 24 de janeiro já tinha sido entrevistado por um site especializado, o DT-Digital Times, que terá tido pouca atenção.

"Prefiro mostrar resultados do que falar", expressou em janeiro o rapaz de 15 anos na entrevista. Na sua apresentação, na internet, Oseni escreve "Desenvolvi com base na internet uma carteira de criptomoeda a partir de 4-5- meses de leituras sobre códigos de sistemas".

O adolescente que muitos saúdam já como o próximo Elon Musk nasceu em Akure, no Estado de Ondo onde completou a sua escolaridade até ao 10º ano.

Segundo contou ao DT, no seu percurso escolar esteve também interessado na música. Mas depois optou pela informática "que é muito mais desafiante", expressou.

A reforçar esse novo interesse, foi "o encontro com o Kolawole Oluwasegun e o Adebayo Moses, que visitaram a nossa escola para falar de programação".

Os dois gurus da Informática "decidiram fazer um concurso para testar os nossos conhecimentos. Éramos setenta e houve dois vencedores: uma menina e eu".

Mas o prémio prometido "nunca mais chegava. Por isso, contactei-os e eles ofereceram-me uma semana de estágio em programação".

"A partir daí, comecei a compreender realmente o que era a programação. Tive também a oportunidade de me tornar professor na empresa. Tenho só quinze anos, mas passei a ensinar a alunos que até estão na universidade. Procuro chegar antes dos meus alunos para ter a minha secretária em ordem antes deles chegarem".

Além de professor, John é um designer de software para a internet, para telemóvel e cibersegurança. É-lhe atribuída ainda a criação da primeira aplicação de videoconferência em circuito fechado", segundo o DT.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project