CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Município de Santa Catarina de Santiago comemora seu 185º aniversário 12 Novembro 2019

O Município de Santa Catarina da ilha de Santiago, criado em 1834, vai comemorar o seu 185º aniversário a 25 de Novembro, com um programa recheado de atividades culturais e desportivas.

Município de Santa Catarina de Santiago comemora seu 185º aniversário

Segundo a edilidade, à semelhança dos anos anteriores, o momento alto será o Festival Nha Santa Catarina, que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, com a presença já confirmada de grandes músicos. São os casos de Ki-Many Marley, Dodje, Fidjus do Codé di Dona, Moura, Trakinuz, Garry, Lejemea, Mika Mendes, Soaria Ramos, Tony Fika, Tubarões e Gilson Furtado, para além de outros artistas a serem anunciados nos próximos dias.

Organizado pela Câmara Municipal, o Festival Nha Santa Catarina conta com a produção da JM Produções & Eventos e tudo aponta para que seja o maior festival de sempre. Pela primeira vez, o evento vai ter como palco o Estádio de Cumbém, que está a ser sujeito a intervenções, para garantir ao público as melhores condições de conforto.

Outras atividades culturais

Para além do Festival Nha Santa Catarina, a agenda cultural regista o Desfile de Moda Inclusiva, na Praça Central; o Festival da Tabanca, na Zona Pedonal; o Mini-Festival Nha Santa Catarina, em Cruz Grande; a Exposição de Arte Linear e Geometria Artística, no Centro Cultural Norberto Tavares; a Feira de Artesanato e Gastronomia, na Praça Central e Espaço do Artesão; o Festival de Hip-Hop, em São Bento; o Mini-Festival de Santo André, em Telhal, Engenhos e vários lançamentos de livros.

Programa desportivo

No desporto, a agenda é também diversificada. Está a decorrer o Torneio de Futebol de onze, no Estádio de Cumbém; o Torneio de Futsal Masculino e Feminino, no Polivalente Olívio Semedo (Mariana), mas também o Torneio de Andebol no mesmo espaço; a Zona Pedonal vai ser palco de uma Mostra Paralímpica, mas também de uma exibição de Karaté; e, no Atletismo, uma prova de resistência (no percurso Chã de Tanque-Assomada) e uma prova de velocidade, na Zona Pedonal, marcam as festividades no plano desportivo.

Um concelho com história

Concelho rural, Santa Catarina tem uma superfície de 243 quilómetros quadrados, com 86% da população a residir em zonas rurais, dedicando-se, fundamentalmente, à agricultura de sequeiro, criação de gado, avicultura, pesca e ao comércio retalhista.

Terra de gente “insubmissa”, Santa Catarina foi marcada por três grandes revoltas, tais como dos Engenhos (1822), de Fonteana (1835) e de Ribeirão Manuel (1910), registando ainda várias petições de cidadãos dirigidas ao então Ministério do Ultramar do Colonial-fascismo português, em 1945, 1962 e 1970. “Jovens e estudantes do concelho estiveram sempre na vanguarda das grandes causas, seja na luta pela independência nacional, ora na luta pela liberdade e democracia”. O herói nacional Amílcar Cabral é uma das figuras destaque, que viveu parte da sua infância com os pais no concelho - a residência se encontra lá ainda.

Santa Catarina é, ainda, a terra de Norberto Tavares, uma das maiores referências da música cabo-verdiana, e de António Mascarenhas Monteiro, o segundo Presidente da República de Cabo Verde e o primeiro eleito democraticamente. É ainda o torrão natal de José Maria Neves, que foi ex-Primeiro-ministro de Cabo Verde.

Durante vários anos votado ao esquecimento pelos poderes públicos, particularmente pelo poder central, Santa Catarina conheceu grandes infraestruturas, nomeadamente estradas alcatroadas e construções hidráulicas, com o Governo de José Maria Neves - de 2000 a 2016. Atualmente conheceu, com a equipa do Edil Beto Alves, uma nova dinâmica no seu processo de desenvolvimento, com a requalificação de Assomada e de várias localidades do concelho, seja no domínio do desencravamento, da eletrificação, da recuperação de habitações, seja na mobilização de recursos para a área social.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project