LEITURA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

«Murmúrios de Mar», novo romance de Samuel Gonçalves colocado no mercado 22 Maio 2022

«Murmúrios de Mar» é o título de mais um romance do escritor e médico Samuel Gonçalves, lançado recentemente em São Filipe do Fogo – ilha natal do autor - e na cidade da Praia.

«Murmúrios de Mar», novo romance de Samuel Gonçalves colocado no mercado

«Murmúrios do Mar é um romance que, em traços gerais e sintéticos, fala sobre a emigração forçada para São Tomé e Príncipe. E também do esforço de um jovem de uma família humilde que queria ser médico», diz o autor.

Samuel Gonçalves destaca que o livro foi lançado recentemente nas cidades de São Filipe e da Praia, mas fez questão da realçar que na sua mente estão a peripécias do jovem referido. «Lembro-me quando eu era criança assisti os contratados,recebendo a farda e os 500$00, que simbolizavam o contratado pronto a seguir para as terras do Equador».

Quanto ao menino que queria ter um curso superior, acrescenta que conseguiu atingir o seu objetivo sob peripécias diversas, desde a guerra da libertação até à sua transferência para São Tomé e Príncipe. «Quando lhe foi sugerida essa ideia de trabalhar naquela terra, ficou contente, porque foi mais um objetivo ou promessa de se encontrar com uma tia, irmã da mãe, que se encontrava perdida nas matas de São Tomé e Príncipe, sem endereço e sem esperança de voltar à terra donde partira», sintetizou o autor de «Murmúrios de Mar», que já se encontra à venda nas cidades do Mindelo, de São Filipe e da Praia.

Natural da Ilha do Fogo, Samuel Gonçalves reside no Mindelo, onde vem exercendo a profissáo de médico há varios anos - encontra-se agora na reforma. É autor de várias outras publicações como: Chinho e Colixo - romane e Prémio da Literatura Africana 2013, pelo Istituto Marquês de Valle Flor-Lisboa; Aquele Retrato (romance), Recado das ilhas (Contos), O Curandeiro de Monte Piorro (romance) e A Caminhada (romance).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project