Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Música: “Nha Bilida” single da Elida Almeida já está disponível nas plataformas digitais 06 Dezembro 2020

O videoclip da música “Nha Bilida”, que faz parte do terceiro álbum da artista Elida Almeida intitulado “GersasoNobu”, já está disponível nas plataformas digitais.

Música: “Nha Bilida” single da Elida Almeida já está disponível nas plataformas digitais

Segundo revelou à Inforpress a artista Elida Almeida, este é o segundo ‘single’ deste álbum, disponível no dia 06 de Novembro, que conta com o ‘beat’ do produtor queniano Blinky Bill, que, traz “sonoridades, o calor e a energia” do Quênia para Nha Bilinda”.

Neste ‘afrobeat’ electrónico, Elida Almeida fala do seu filho, nascido quando ela tinha apenas 16 anos, e da sua experiência como mãe e toda a experiência que passou desde quando deu conta que estava grávida até o dia de hoje.

“O medo de não dar conta dessa responsabilidade e o medo até de o segurar porque era pequeno e eu também era uma menina de 16 anos, todo o pavor e medo, mas ao mesmo tempo a sensação boa e alegria que ele me trouxe, calma e segurança que, às vezes, quando o vou ninar para dormir acabo por dormir, enquanto ele fica a brincar”, revelou a artista na altura do lançamento do seu novo álbum.

“Nha Bilida”, ajuntou, é consequência do tema “Joana”, que faz parte do álbum “Ora Doci Ora Margos” (2015).

Neste ‘single’ a artista fala do dia em que a sua mãe descobriu da sua gravidez e o dia em que pensou que toda a sua vida foi por “água abaixo”, com “Nha Bilida” Elida Almeida diz que era capaz de fazer “tudo de novo”.

“O meu filho trouxe-me muitas coisas boas, uma maneira diferente de desenhar meta e objectivos na vida, trouxe-me responsabilidade e aquela segurança”, finalizou.

O terceiro álbum da artista “GersasoNobu” é composto por 13 faixas musicais, nomeadamente “Bidibido”, “Pagamento Buru”, “Tolobaska”, “Obrigadu Papa”, “Mundu Ka Bu Kaba”, “Mudjei”, “Yaya”, “Di Pundi Nu Bem”, “Amizadi Novu”, “Funana”, “Djuze Lopi”, “Sai Bu Bai” e “Nha Bilida”.

Natural de Santa Cruz (Santiago), esta jovem começou a dar os primeiros passos na música quando ganhou o concurso “Talento Djarmai”, altura em que vivia na ilha do Maio.

Em 2015, Elida Almeida lançou o seu primeiro trabalho discográfico “Ora doci ora margos” e em Março de 2017 lançou o EP “Djunta Kudjer” com seis temas.

Dois anos depois de “Ora doci ora margos” a artista lançou o seu segundo trabalho, intitulado “kebrada”, composto por 12 temas.

Elida Almeida venceu em 2015 o prémio de artista revelação na gala dos Cabo Verde Music Awards 2015 (CVMA) e no mesmo ano foi consagrada com o Prémio Descobertas da RFI 2015, que lhe permitiu descobrir o mundo após trinta concertos em toda a África, na primavera de 2016.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project