"Bateram na porta do quarto e ele achou que era a mulher dele, ficou desesperado e foi tentar pular de uma varanda para a outra dos quartos. O vidro partiu-se e ele despencou”, conta Anny Alves, num vídeo Instagram entretanto apagado mas que foi recuperado e está a ser partilhado nos meios de comunicação brasileiros.
O músico funk Kevin Nascimento Bueno, conhecido por MC Kevin, morreu em maio do ano passado, aos 23 anos, no hotel do Rio de Janeiro em que gravou o seu último trabalho. O músico teria estado a festejar com amigos, e ou equipa de músicos, e pouco depois deu-se a queda do 5º andar — e não do 11.º andar, como noticiaram vários media, incluindo o MSN. Erro que se mantém até hoje, um ano depois, na internet.
Nas redes sociais e nos meios de comunicação brasileiros, começaram a surgir versões variadas. Os relatos díspares incluíram a reportagem do programa ’Cidade Alerta’ da Rede Record que mostrou imagens dentro da "delegacia" (esquadra) que investiga o caso.
Veem-se duas mulheres "a trocar socos" e a serem apartadas pelos agentes e o repórter explica que se trata duma briga entre Deolane, com quem o funkeiro se casou um mês antes, e uma modelo que foi prestar depoimento e se apresentou como amante de MC Kevin.
Pai e irmã descartam suicídio. O pai do falecido, Agnaldo Bueno, e a irmã, Ellen Bueno, entrevistados na segunda-feira no programa ’Cidade Alerta’ disseram não acreditar na versão do suicídio.
"Meu menino não teria coragem de fazer esse negócio, não", disse o pai. A sua certeza agora só precisa da confirmação oficial que "está na mão da polícia. Eles que vão esclarecer o que aconteceu".
Funk: dos guetos americanos para o Brasil
O funk que nasceu nos guetos da Flórida nos anos sessenta transformou-se nestes quase sessenta anos. Mas o estigma da marginalidade continua a acompanhar este tipo de música.
No Brasil onde se destaca o funk carioca, os funkeiros tematizam as vivências de um certo estrato social, marcado pelo cariz marginal na sociedade dominante. Destaca-se a linguagem crua, o obsceno ocupa o lugar de primeiro plano.
Funk em duas notas ’sabixona’
Nota: 1ª Funk(i) com ou sem o u tónico pronunciado à americana, para nós é nas duas línguas de Cabo Verde, o estilo musical dançável nas onze ilhas! Com raízes no jazz, no soul... mas também no funk carioca, "como forma de dar voz a população das favelas e protestar contra a desigualdade social": "Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci, e poder me orgulhar e ter a consciência que o pobre tem seu lugar".
Nota: 2ª O inglês "to funk" é traduzível por "entrar em pânico". Tanto na acepção 1ª como na 2ª "funk" deriva da raiz latina que deu "fumigar", "fumigação. Estes dois vocábulos estão relacionados com a queima de certas ervas odoríferas para que o fumo afaste insetos, maus cheiros....
Fontes: Globo/TV Record/UOL/... Fotos: O pai Agnaldo Bueno, a irmã mais nova Ellen. A Soraya, que teve com Evelin, fica órfã de pai aos cinco anos. Kevin e Deolane.