Em fevereiro de 2021, o rover-robô ’Perseverance’, veículo também designado astromóvel, cumpriu o seu primeiro objetivo que era completar sucessivas manobras automáticas sem a mínima margem de erro e pousar naquela quinta-feira 12, à tarde em Marte.
O rover da missão Mars 2020 da NASA — ao fim da viagem de mais de cinco mil milhões de quilómetros iniciada sete meses antes, em julho — fez a sua entrada em Marte a mais de 23 mil quilómetros/hora.
O engenho robotizado de 2,5 mil milhões de dólares esteve desde então a captar imagens algumas das quais têm sido partilhadas, além de recolher amostras de solos e rochas para estudo.
O estudo para melhor conhecimento do quarto planeta, espera-se, dará resposta à pergunta : O planeta vermelho terá sido habitável no passado?
Perseverance está há mais de dois anos a realizar o seu trabalho, perseverante, de recolha de exemplares de solos e rochas que um dia vão chegar à Terra. Dados que —enviados do quarto para o terceiro planeta a contar do centro da constelação — servirão de estudo na indagação alarmante: Marte pode ser o nosso Planeta B?
Fonte: NASA.org/Space.com/Reuters. Relacionado: NASA pousa ’Perseverance’ em Marte, 19.fev.021; ’Missão Marte’ dos Emirados enviou 1ª imagem e é do maior vulcão do sistema solar, 16.fev.021; Sonda Chang’e recolhe 2 kg de rochas e terra na Lua — Missão de 23 dias, 04.dez.020.