ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

NATO: Alemanha apoia entrada da Suécia e Finlândia sob potencial invasão russa 03 Maio 2022

O chefe do governo alemão, Olaf Scholz, afirmou, esta terça-feira, que a Alemanha está disponível para apoiar os dois países caso queiram dar o passo decisivo: entrar na organização de defesa do Atlântico e perder o estatuto de países neutros de que sempre gozaram, durante toda a existência da NATO. Mas a recente invasão russa da Ucrânia está a ser o fator determinante para a Suécia e a Finlândia ponderarem mudar a sua histórica neutralidade.

NATO: Alemanha apoia entrada da Suécia e Finlândia sob potencial invasão russa

"Caso estes dois países decidam entrar na NATO, podem contar com o nosso apoio”, disse Scholz no primeiro dia do retiro no Schloss Meseberg, a residência de veraneio onde o chanceler recepcionou as homólogas dos dois países nórdicos.

“Ninguém pode garantir-nos que a Rússia não vai invadir outros países”, como fez em relação à Ucrânia. Os três governantes chegaram à mesma conclusão, como expressaram neste primeiro dia da reunião que está a ter lugar no palácio de Meseberg, próximo da capital alemã.

As duas primeiras-ministras, Magdalena Andersson e Sanna Marin, embora ainda sem decidir, são unânimes em afirmar que a invasão russa da Ucrânia foi o fator determinante para a Suécia e a Finlândia ponderarem mudar a sua histórica neutralidade.

Fontes: DW.de/ News.se/. Foto (Reuters).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project