Partilhar o campo com LeBron James (foto), era "algo inimaginável há quatro ou cinco anos", disse o jogador numa videoconferência de imprensa da NBA. Neemias integra o plantel de 17 basquetebolistas dos Sacramento Kings para a época 2021-22 e é um dos dois com contrato de duas vias, que lhe permite atuar na equipa principal e na formação secundária, os Stockton Kings, da G-League.
Esta foi, pois, uma semana em grande para o "poste, com uma força avassaladora, uma promessa do basquetebol", segundo escrevia a prestigiada Sports Illustrated sobre Neemias Queta, camisola 88 dos Sacramento Kings, após a estreia absoluta na NBA a 17-12, quando jogou 7 minutos na derrota caseira frente aos Memphis Grizzlies.
Em 2019, aos 19 anos e menos dois centímetros, Neemias Queta Neemias Barbosa Queta, filho de guineenses emigrados em Portugal, era a promessa do basquetebol português na liga mais famosa do mundo, após formação no basquetebol do Barreiro, onde nasceu, e no Benfica.
"O principal cartão de visita de Queta vai ser o lado defensivo" destacando-se "os seus instintos para desarmar e o perfil físico", segundo a referida publicação de referência desportiva mundial.
Primeiro na NBA: Edy Tavares
Em estatura, Queta não anda longe do cabo-verdiano Walter “Edy” Tavares, de 221 cm que surge na lista dos mais altos da NBA. Nascido na ilha do Maio em 1992 (faz 27 anos no próximo 22 de março), “Edy” integrou os Atlanta Hawks, na época 2015-16, e os Cleveland Cavaliers, em 2017, donde saiu para o Real Madrid.
Fontes: Sports Illustrated /Mais Futebol/... /Arquivo. Relacionado: 48’’ de estreia de português Neemias Queta na NBA — Após ’criolo’ Edy Tavares, 20.fev.019.