ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

NOSI espera reactivar rede konecta ainda antes do Natal em todas as praças do país 02 Dezembro 2022

O administrador executivo do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (Nosi) afiançou hoje que será reativada a rede konecta, ainda antes do Natal, a todas as praças do país, faltando concluir o processo somente no município na Praia.

NOSI espera reactivar rede konecta ainda antes do Natal em todas as praças do país

Em declarações à Inforpress, Lumumba Barbosa lembrou que o programa konecta, um projecto que já vem desde 2019, foi desativado das praças motivado pela situação da pandemia, como forma de se evitar ajuntamento.

“Agora, depois que as coisas normalizaram, começamos a reactivar de forma gradativa, em parceria com as câmaras municipais”, explicou, tendo avançado que no momento a rede já está restabelecida em todos os municípios, faltando concluir o processo no último, o da Praia.

Assegurou que nos restantes municípios todos já têm pelo menos uma praça ligada à rede konecta e na Cidade da Praia dos 21 pontos de acesso, estão reativados já sete praças, acrescentando que o konecta abrange também nesta fase, em Santiago, as escolas e liceus, no âmbito do projecto E-Gov.

Quanto à lentidão da rede justificou que esta é causada pelo facto de que é tirada uma fatia daquilo que é a capacidade da internet que o Nosi tem para oferecer à praça konecta, quando a rede do Estado estiver a operar.

“Então ela não pode funcionar com a velocidade que as pessoas querem, mas já depois de um outro horário, como por exemplo à noite, a capacidade aumenta, pois ganha-se a capacidade porque não há grande consumo na rede privativa do Estado”, disse.

O administrador do Nosi diz ser importante a distribuição da rede porque o Nosi tem esse papel de fomentar isso, até porque, acrescentou, o projecto nasceu precisamente pela inclusão social digital de dar acesso a todos os cabo-verdianos e não só à internet.

“Daí que foi desativado por causa da pandemia, mas voltamos naturalmente, ainda mais agora que queremos tornar o país digital é que é necessário mesmo“, defendeu, assegurando que que o Nosi está a trabalhar no sentido de melhorar essa capacidade e, assim, oferecer maior qualidade de acesso.

“Nós estamos a trabalhar para até antes de Natal ter todas as praças activadas em todo o país”, afiançou.

Lumumba Barbosa aproveitou a ocasião para aconselhar as pessoas que entram no mundo digital a terem atenção à questão da segurança, pois, considerou que muitos ainda não sabem o risco que se corre quando se faz o mau uso da internet, principalmente no uso do password, uma vez que, alertou, a vida privada estará posta em risco.

“A questão da segurança é fundamental porque falar da segurança no mundo virtual é como estar também a falar da segurança na nossa vida normal, na nossa casa, na nossa conta no banco, todos esses aspectos têm que estar em cima da mesa para que possamos ter uma vida mais tranquila nesse mundo”, alertou.

Segundo dados do Nosi, em média mais de 1500 utilizadores/horas conectam à rede Konekta e mais de 18000 utilizadores se conectam diariamente a essa rede.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project