No final desta partida registaram-se cenas de agressão por parte do equipa técnica e jogadores do Batuque contra a formação adversária, alegando viciação de resultado na vitória do EFIZ, por 13 a 1, sobre a Ultramarina, que teve lugar no dia 2 de Abril de 2023, no centro de Estádio da FCF, no Mindelo.
Este resultado de 13 a 1 não caiu bem nas hostes do Batuque e, no final do jogo com a Ultramarina, que venceu por 4-0, quando precisava marcar nove golos, sem sofrer, para ultrapassar a EFIZ, registaram-se tais cenas e que levou à intervenção da polícia para serenar os ânimos.
De acordo com a deliberação do CD da FCF, reunida no dia 05 de Abril, enviada à Inforpress, o pedido de averiguação foi feito, através de uma exposição, enviada via mail, pelo secretário-geral da FCF.
“Tal situação, além de preencher eventualmente normas de direito penal, também podem eventualmente preencher infrações às normas do regulamento disciplinar”, apontou o CD da instituição que rege o futebol nacional.
A mesma fonte diz estar ciente da gravidade das imagens divulgadas na Televisão de Cabo Verde (TCV), bem como de várias outras imagens divulgadas nas redes sociais no jogo em causa.
“Por isso, mostra-se necessário e obrigatório que seja instaurado um processo disciplinar ao se constatar tais ocorrências, de modo a que se possa responsabilizar os infractores, e seja reposto o respeito pelas leis e regulamentos que dirigem a prática do futebol em Cabo Verde”, indica o CD da FCF.
O campeonato nacional de sub-17 foi conquistado pelo Sporting da Boa Vista, na final vencida sobre a EFIZ nas grandes penalidades (5-4), após o empate a três golos durante os 90 minutos regulamentares e mais 30 do prolongamento, disputado no Estádio 25 de Julho, em Santa Cruz.
A Semana com Inforpress