ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Implementação da Estrutura Comum de Avaliação na Administração Pública em Cabo Verde 26 Janeiro 2020

As Nações Unidas, em parceria com o Ministério das Finanças, promove, a partir de 27 deste mês a primeira semana de Fevereiro, a implementação da Estrutura Comum de Avaliação na Administração em Cabo Verde. A ideia surgiu no âmbito da implementação do Projeto “Promover a melhoria organizacional em instituições económicas para facilitar a reforma do ambiente de negócios em Cabo Verde: Implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF)”, executado pelo Governo Cabo Verde, através do Ministério das Finanças.

Praia: Implementação da Estrutura Comum de Avaliação na Administração Pública em Cabo Verde

O evento acontece nas próximas duas semanas, (27 de Janeiro a 06 de Fevereiro), na Cidade da Praia, sendo o Processo de Feedback Externo (PEF) em Cabo Verde, organizado em parceira com a Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) de Portugal.Tem a assistência técnica da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e é financiado pela União Europeia (UE).

Conforme uma nota enviada a este diário digital, o PEF consiste na realização de um parecer externo sobre a qualidade da implementação da CAF nas instituições. Aliás, para a organização, o PEF permite às organizações do sector público, que aplicaram a CAF, verem reconhecidos os seus esforços e obterem feedback externo sobre a introdução da gestão da qualidade total. As instituições que aplicaram corretamente o modelo receberão um selo de qualidade “Effective CAF User” emitido pelo Instituto Europeu da Administração Pública (EIPA), comprovativo do compromisso para a excelência.

As atividades incluem formação de agentes de Feedback Externo, a ter lugar nas Nações Unidas e visitas de Feedback Externo às instituições que implementaram a CAF. São os casos da Câmara de Comércio de Sotavento, do Registo e Notariado de Identificação (RNI), da Câmara Municipal da Praia (CMP), da Direção Nacional de Administração Pública (DNAP), da Direção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) e da Câmara Municipal de Sal (CMS).

“Com a realização destas atividades, será possivel constituir uma bolsa de Agentes de Feedback Externo nacionais para as futuras implementações do PEF em Cabo Verde, através da Direção Nacional da Administração Pública (DNAP).

Recorde-se que a implementação do projeto CAF iniciou em Maio de 2018 e terá a sua conclusão em Julho de 2020. O projeto visa dotar os dirigentes de instrumentos de gestão por objetivos e melhorar o ambiente de negócios através da introdução de uma cultura de excelência e qualidade nas instituições da Administração Pública, que prestam serviços aos cidadãos e às empresas no País, e é financiado pela União Europeia (UE).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project