LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Não falo nem espanhol, nem portunhol"- Bolsonaro foge a uma pergunta incómoda de jornalista português 30 Outubro 2022

Na conferência de imprensa a seguir ao último debate televisivo com Lula da Silva, transmitido pela Rede Globo, um repórter português da RTP pediu a Bolsonaro para comentar o facto de alguns líderes internacionais demonstrarem "enorme preocupação com o resultado" da eleição presidencial deste domingo. O recandidato fugindo à pergunta incómoda replicou: "Não falo nem espanhol, nem portunhol".

O jornalista português pediu a Bolsonaro que comentasse sobre o facto de "que poucos são os presidentes da comunidade internacional, e sobretudo da Europa, que se referem ao Brasil" e — quando o fazem — "referem-se com enorme preocupação ao resultado desta eleição".

"Não entendo", começou por dizer Bolsonaro. Quando o jornalista da RTP se ofereceu para repetir a questão, o presidente brasileiro respondeu: "Se você repetir eu vou continuar não entendendo. Não falo espanhol nem portunhol".

BRICS, Irão estão com Bolsonaro

É facto e Bolsonaro repeti -lo-ia depois.

Portunhol

É a língua de compromisso entre o português e o espanhol que é falada na região de fronteira do Brasil com a Argentina, a Venezuela, a Colômbia, a Bolívia, o Paraguai e o Uruguai.

Fontes: Globo/RTP. Fotos (captura de ecrã): As sondagens na véspera da eleição mostram Lula com 52% e Bolsonaro com 48% — o que cai na margem de erro, pelo que está tudo em aberto.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project