MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nascer prematuro deixou de ser uma sentença de morte 18 Novembro 2018

A parturiente teve de viajar para o hospital central para ter mais garantias de que os gémeos iam nascer sem problema, às trinta semanas. A viagem do Fogo para a cidade da Praia decorreu bem sem sobressaltos nesse pós-azágua de 2015, mas no regresso a mãe voltou só com uma criança, já que os riscos da prematuridade são elevados... como se recorda no dia 17 de novembro.

Nascer prematuro deixou de ser uma sentença de morte

Experiências similares, de felicidade e infelicidade simultâneas, acompanham os partos de pré-termo, a nível mundial. Estudos mostram que "a prematuridade e as suas complicações são um dos fatores mais críticos para a mortalidade infantil".

O Dia Mundial da Prematuridade, instituído há sete anos, em 2011, visa consciencializar para esta questão de saúde pública mundial. Os dados até o 3º trimestre deste ano mostram que o problema nos Estados Unidos aumentou em três anos consecutivos.

A conclusão de que há menos sobrevivência entre os prematuros, baseada em dados estatísticos, é apoiada por histórias de vida como a dessa experiência da morte de um dos gémeos, como a recorda no dia de aniversário do filho uma praiense que compartilhou com a foguense o mesmo espaço na maternidade.

A contribuir para esta matéria escrita no dia Mundial da Prematuridade, esta mãe de primeira água, cujo filho celebrou o terceiro aniversário por estes dias, mostra que ficou marcada por essa ocorrência.

Outra mãe conta que o filho nasceu prematuro, com cerca de sete meses de gestação e que — como o médico avisou — vai vai ter de usar óculos a vida toda.

Melhor esperança de vida com avanços na medicina no 3º milénio, mas riscos da prematuridade são elevados

Os avanços da medicina não têm diminuído de forma significativa os riscos associados à prematuridade. Um deles é que os prematuros não beneficiam dum fator de sobrevivência importante que é o início da amamentação durante a primeira hora após o nascimento.

Em geral, a criança de pré-termo é de imediato conduzida para a incubadora, o que lhe retira os benefícios da amamentação imediata, que diminui o risco de morte neonatal em 44%.

A prematuridade acarreta riscos adicionais para a qualidade de vida individual, como as deficiências de diversa ordem —cegueira em graus diversos, por exemplo, atrasos de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo — que são mais frequentes nesse grupo. Fontes: Sites da Unicef e OMS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project