INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Naufrágio no lago Kivu faz, pelo menos, oito mortos e 20 desaparecidos 13 Novembro 2021

Pelo menos, oito pessoas morreram e 20 estão desaparecidas, após o naufrágio de uma piroga motorizada no lago Kivu, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), revelaram fontes administrativas.

Naufrágio no lago Kivu faz, pelo menos, oito mortos e 20 desaparecidos

O naufrágio ocorreu nesta quinta-feira,11, e o balanço contabiliza "oito mortos, 20 desaparecidos e 60 pessoas salvas", anunciou o governo da província de Kivu Sul, citado pela Agência France-Presse.

A piroga motorizada tinha deixado a localidade de Mushenyi com destino a Nyamukubi, no território de Kalehe. "Sobrecarregada, a velha piroga partiu-se" em duas partes, provocando o afogamento de vários passageiros, disse o presidente da sociedade civil de Kalehe, Delphin Birimbi.

Na RDCongo, país que tem muito poucas estradas transitáveis, as deslocações fazem-se frequentemente pelo rio Congo e os seus afluentes, assim como em lagos. Nessas águas ocorrem naufrágios frequentes, muitas vezes com pesados balanços humanos e materiais.

Recorde-se que em 2019, um naufrágio fez uma centena de mortos no território de Kalehe. O Presidente do país, Félix Tshisekedi, que se deslocou ao local para acompanhar as famílias das vítimas, anunciou então "o uso obrigatório de coletes salva-vidas" e prometeu novas embarcações, que ainda não foram entregues.

O chefe de Estado anunciou também a reabilitação de quatro portos nas margens do lago Kivu. "O nosso desejo é ver começar os trabalhos para a construção desses portos modernos, para permitir às nossas populações aceder aos barcos e assim reduzir os casos de naufrágio, que são regularmente registados em Kalehe", afirmou um eleito da província de Kalehe, Jacques Amani Kamanda, citado pela agência noticiosa francesa. A Semana C/Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project