INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Navalny pode morrer dentro de dias" — EUA, UE avisam Putin de que vai haver consequências 20 Abril 2021

Este domingo, 18, o embaixador russo no Reino Unido desdramatizando o que disse o conselheiro de Estado norte-americano, Jake Sullivan, expressou que o opositor Alexei Navalny "não vai ser deixado a morrer na prisão". O crítico de Putin há 20 anos no poder entrou em greve de fome há três semanas para exigir cuidados médicos para as "intensas dores nas costas" e "fraqueza nas pernas" de que sofre desde que foi preso em fevereiro.

Em entrevista à BBC, o embaixador Andrei Kelin insistiu que Navalny está a receber "os devidos cuidados médicos"e que o objetivo do ativista contra o Kremlin é "simplesmente chamar a atenção através do seu alegado estado de saúde".

Os relatórios médicos — assinados por quatro médicos, incluindo a médica Anastasia Vasilyeva, que solicita autorização para o ver o seu paciente — porém, indicam que Navalny pode "a qualquer momento" sofrer uma paragem cardíaca ou falha renal. "Os níveis de potássio estão no nível de máxima gravidade", 7.1, "ele precisa de cuidados médico urgentes", cita a BBC.

Em defesa de Navalny, vários países juntaram-se este domingo ao movimento de protesto internacional. Deste modo, apoiam a acusação de que o presidente Vladimir Putin ordenou o envenenamento do seu opositor com o neurotóxico Novichock.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 países-membros da União Europeia têm uma reunião de emergência esta segunda-feira, 19, para tratar o assunto.

Fontes: BBC/Euronews/DW/Le Monde/... Relacionado: Rússia: Vitória magra da Rússia Unida, de Putin, amargada com 20 deputados da oposição — Prontos a juntar voz ao banido Navalny, 10.set.019; Rússia: Médicos recusam transferir opositor nº1 de Putin em estado de coma, 21.ago.020. Foto (AFP/Reuters): Navalny detido no regresso a Moscovo cinco meses depois do envenenamento.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project