SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Navio “Almirante Gago Coutinho” vem a Cabo Verde em missão bilateral 02 Janeiro 2021

O navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho” partiu na noite para Cabo Verde numa missão de cooperação bilateral no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, para um conjunto de actividades com aquele país africano, foi hoje anunciado.

Navio “Almirante Gago Coutinho” vem a Cabo Verde em missão bilateral

Em comunicado, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) de Portugal, citada pela Inforpress, acrescentou que durante a missão será feito o “levantamento topo-hidrográfico em diversos pontos de Cabo Verde, tendo em vista a actualização do fólio cartográfico”.

FO navio português participará também no projecto “UNTIeD – Unlocking the mega Tsunami Deadlock”, relativo ao estudo da geração de maremotos e que recolherá dados científicos de correntometria de oportunidade, tendo em vista contribuir para outros projectos (projecto “MELOA – drifter WAVY Ocean” e “Global Drifter Program da NOAA”), lê-se na nota de imprensa.

Será feita também a “colheita de amostras de água superficial para análise de micro-plásticos, no âmbito do projecto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”, refere o EMGFA.

O navio largou da Base Naval de Lisboa, de modo a cumprir a quarentena médico-sanitária, com previsão de atracar no Porto da Praia a 13 de Janeiro e no Mindelo a 31 de Janeiro, com regresso previsto a 13 de Fevereiro de 2021.

As missões Mar Aberto têm sido desenvolvidas desde 2008 e contextualizam-se na cooperação técnico-militar, com os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, materializando parte dos acordos de cooperação de defesa e fiscalização, de vigilância conjunta, segurança marítima e actividades científicas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project