CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Navio Português “Sagres” visita Cidade da Praia 16 Janeiro 2020

O Navio da República Portuguesa “Sagres” atraca, no próximo Domingo, 19, deste mês, no porto da Cidade da Praia e estará aberto ao público para visitas, conforme um comunicado a que este diário digital teve acesso.

  Navio Português “Sagres” visita Cidade da Praia

O Navio Escola “Sagres” encontra-se a realizar a sua 4ª viagem de circum-navegação e vai fazer uma escala no Porto da Praia, de 19 a 22 deste mês, onde se espera que atraque no início da manhã.

Conforme o comunicado, depois do encontro com a imprensa no dia 19 e recolha de imagens no dia 21 de Janeiro pelas 20:00 horas, acontece depois a Receção a bordo, durante a qual irá decorrer uma breve cerimónia de entrega de instrumentos musicais cedidos pelo Exército Português à Banda das Forças Armadas de Cabo Verde, no âmbito da Cooperação Militar entre os dois países.

A fazer fé na sua agenda, o navio estará aberto a visitas por parte do público no Domingo, das 14:00 às 18:00 e das 20:00 às 23:00. Na segunda-feira, estará aberto a visitas por parte do público das 10:00 às 12:00, das 14:00 às 18:00 e das 20:00 às 23:00. Já na terça-feira, 21,recebe visitas de alunos de várias escolas da Cidade da Praia e só sairá do Porto da Praia na quarta-feira, 22, às 09:00 horas.

De salientar que esta viagem de circum-navegação enquadra-se no programa das comemorações do “V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães”, e irá passar por 19 países e 12 cidades da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas.

No seu planeamento destacam-se a presença em Tóquio, onde o navio será a “Casa de Portugal” durante o período inicial dos jogos olímpicos, em colaboração com o Comité Olímpico Português. Tem a participação marcada nas Comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas, Chile, de 18 a 23 de Outubro de 2020, seguindo-se de uma navegação em companhia com o navio ESPS Juan Sebastian Elcano, durante um período da viagem. Vai marcar ainda a presença em cidades da Diáspora Portuguesa, como Praia (Cabo-Verde), Rio de Janeiro (Brasil), Cidade do Cabo (África do Sul), Maputo (Moçambique), Díli (Timor-Leste) e Honolulu - Hawaii (EUA).

“Além da sua principal missão de assegurar a formação marinheira aos cadetes da escola Naval, complementando a componente técnica e académica da sua formação com o treino de mar, o navio-escola “Sagres” representa o seu País e a Marinha Portuguesa no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal”. É comandado pelo capitão-de-fragata António Manuel Maurício Camilo e conta, para esta missão, com uma guarnição de 142 militares, refere a nota do adido da defesa da Embaixada de Portugal na Praia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project