Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Neuza de Pina é cabeça de cartaz na comemoração do Dia Mundial do Direito do Autor 05 Abril 2019

A artista Cabo-verdiana Neuza de Pina, que aposta na preservação da música tradicional cabo-verdiana, com destaque para a de Fogo e Santiago, é uma das figuras da “Noite de Autores SCM ” na Praça Luís de Camões, também conhecida por Praça da Escola Grande, no Plateau - cidade da Praia.

Neuza de Pina é cabeça de cartaz na comemoração do Dia Mundial do Direito do Autor

Dando continuidade a divulgação dos artistas para a II edição da “Noites de Autores SCM” promovida pela Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) como forma de assinalar a 14 de Abril - o Dia Mundial do Direito do Autor é comemorado mundialmente no dia 23 de Abril - em Cabo Verde esta celebração terá como evento central a Segunda edição da Gala denominada “Noite de Autores SCM”, na Praça Luís de Camões, também conhecida por Praça da Escola Grande, no Plateau.

Em plena promoção do seu mais recente álbum discográfico, “Badia de Fogo”, Neuza de Pina já tem presença garantida no palco que vai acolher autores, artistas e intérpretes neste dia marcante para os direitos autorais em Cabo Verde.

Autora, compositora e intérprete que apareceu na discografia cabo-verdiana em 2013 com o lançamento do seu primeiro trabalho a solo “Flôr de Bila”, álbum que bem cedo contagiou o público com os ritmos tradicionais da ilha do Fogo, como “Talaia Baxo”, “Rabolo” ou o “Samba” de Brasil, Neusa de Pina, vai, certamente, emprestar toda a sua magia ao certame.

Nascida na Cidade da Praia, Neuza de Pina define-se como “menina de Santiago, mas o coração e sangue do Fogo”, donde viveu maior parte da sua vida e tem assim raízes profundas, pelo que deu estampa ao álbum “Badia de Fogo”.

Membro da Sociedade Cabo-verdiana de Música, com lançamento nas plataformas digitais, Neusa aparece no “Badia de Fogo” quer como autora, intérprete , quer como compositora, pois surpreendeu a crítica com composições próprias como “Izilda”, “Badia di Fogo “Nha dono” e “Armanda, que não são mais que histórias da vida cantadas.

Com dois álbuns, Neuza lançou ainda pelo meio “Culanfuntun” e aparece na “Noite de Autores SCM” como uma das vozes femininas que vai homenagear uma figura proeminente da música e da cultura cabo-verdiana neste espectáculo livre e gratuito na Praça Luís de Camões, num momento que tem compromissos para levar o seu trabalho aos palcos de África, Europa e dos EUA.

Neuza de Pina junta-se assim a Bitori Nha Bibinha e aos demais artistas a serem divulgados pela SCM, na Gala “Noite de Autores”, eventos enfatizamos novamente, com entrada gratuita, cuja esta segunda edição reserva ainda uma grande surpresa ao público, para comemorar a efeméride.

A cantora Neuza de Pina lançou nas plataformas digitais, no passado dia 22 de Dezembro 2018, o álbum “Badia de Fogo”. Este que é o segundo CD da artista foi divulgado também nas ilhas de São Vicente, Fogo e em Santiago. Para divulgar este trabalho esteve também em Portugal, França e Angola.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project