INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Europa em grande demanda de narcóticos: 200 kg cocaína transportados por autarca do Níger em viatura oficial 09 Janeiro 2022

O presidente da autarquia de A..., no norte nigerino, rumava no domingo a Agadez com uma carga de 199 pacotes de cocaína quando uma patrulha policial o abordou. Ele e o seu motorista foram presos em flagrante com perto de nove milhões de dólares (mais de 800 milhões CVE) de cocaína, segundo comunicou o OCRTIS-Escritório Central Nigerino para a Repressão de Tráfico Ilegal de Narcóticos.

Europa em grande demanda de narcóticos:  200 kg cocaína transportados por autarca do Níger em viatura oficial

A costa ocidental deste continente tem sido apontada como um dos pontos de passagem de narcotráfico entre a América do Sul e a Europa, mais recentemente.

O Senegal apreendeu, em outubro, mais de duas toneladas de cocaína pura num barco em alto-mar. 2021 começou com as autoridades da Gâmbia a descobrirem, em janeiro, quase três toneladas de cocaína num barco procedente do Equador.

Também no Níger, em maio, o OCRTIS comunicou a apreensão de 17 toneladas de resina de canábis, no valor de trinta e sete milhões de dólares (mais de três milhões de contos).

O coordenador da Interpol para a região, Jan Drapal, acredita que os barões do narcotráfico estão a utilizar a rota marítima oeste-africana, dada a grande demanda da Europa em tempos de Covid-19.

Fontes: Le Monde/ TV5Monde. Foto (Getty): Apreensão de uma carga de 199 pacotes de cocaína, na viatura oficial dum autarca.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project