INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nigéria: Estudante "torturado na prisão" por ’tweet’ ofensivo à primeira-dama retractou-se e inicia hoje exames finais da universidade 05 Dezembro 2022

O estudante Aminu Adamu Mohammed, de 24 anos, foi detido por um ’tweet’ em que acusava a primeira-dama Aisha Buhari de "mau uso de dinheiro público". O ’tweet’ da retractação dirigido à "Mãe da Nigéria" a pedir perdão — concedido nesta sexta-feira — está a receber tanto aplausos como alegações de que "Aminu foi coagido".

No tweet de há seis meses, Aminu escreveu que Aisha Buhari "estava a comer o dinheiro dos nigerianos pobres". Essa publicação viralizou obtendo muitos aplausos de defectos do presidente Buhari no poder desde 2015.

Foi a viralização do que para uns não passou de um troll — publicação satírica — que levou a primeira-dama a apresentar queixa.

Detido em novembro, Aminu foi, segundo a Aministia Internacional, vítima de "tortura". As autoridades ainda não reagiram a essa acusação de violação de Direitos Humanos.

Fontes: BBC/Nigeria Times /IA.org. Fotos: Aeroporto de Abuja: partidas para a emigrada ditadas por falta de oportunidades, insegurança e declínio económico. 70% dos nigerianos sonham emigrar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project