INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nigéria: Libertados 344 alunos raptados — Ignora-se se por terroristas Boko Haram 18 Dezembro 2020

Os mais de trezentos alunos dum colégio interno situado no noroeste da Nigéria — mas numa região afastada do local onde ocorreu em 2014 o rapto das ’meninas de Chibok’ — foram libertados na sexta-feira, 18, uma semana depois do seu rapto reivindicado pelo Boko Haram. Todavia as autoridades têm dúvidas e suspeitam que se trate não de terrorismo islâmico mas tão-só "de banditismo".

As forças de segurança nigerianas deslocaram-se às florestas de Zamfara receberam trezentos e quarenta e quatro rapazes. "Acreditamos que são todos os raptados", disse à imprensa o governador da província de Katsina, Aminu Bello Masari.

Ao descerem do autocarro que os transportou de Zamfara a Katsina, capital da província homónima, os rapazes, alguns com o uniforme escolar, outros embrulhados em cobertores, tinham à sua espera o presidente Muhammadu Buhari.

"Os rapazes chegaram sãos e salvos, como estão a revelar os exames médicos a que foram submetidos antes de serem entregues às respetivas famílias", disse Masari.

A imediata reivindicação do rapto, feita pelos djihadistas do Boko Haram, está a ser tratada com cepticismo. É que o sequestro ocorreu numa região afastada dos locais onde, desde há uma década, tem atuado o Boko Haram — grupo djihadista "Contra a educação ocidental" que já conta mais de vinte mil estudantes raptados, crianças e adolescentes de ambos os sexos.

No presente caso, as autoridades suspeitam que se trate não de terrorismo islâmico mas tão-só "de banditismo" organizado por malfeitores locais.

Fontes: BBC/CNN/AFP. Relacionado: Fotos (AFP): Os rapazes regressaram uma semana depois. Uma parte das 247 meninas raptadas há mais de seis anos e meio em Chibok — por quem a primeira-dama Michelle Obama apelou, pedindo o seu regresso —, continua em parte desconhecida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project