INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nigéria: Presidente apela a governadores "para não pagarem" resgates a "bandidos" 05 Mar�o 2021

O presidente Mohamed Buhari criticou hoje (quinta-feira, 4) os governadores que "estão a pagar resgates aos bandidos em dinheiro e carros". Em vez disso, "devem ser ativos na defesa das escolas, para que não aconteçam mais raptos" lê-se na mensagem do Twitter oficial do chefe de Estado nigeriano.

Nigéria: Presidente apela a governadores

A repreensão do chefe de Estado nigeriano aos governadores, para que "protejam as escolas em vez de pagar resgates", surge dois dias depois de terem sido devolvidas as duzentas e setenta e nove alunas raptadas, na passada sexta-feira numa escola de Zamfara, no noroeste da Nigéria, por alegados terroristas do Boko Haram.

Estão de volta a casa sãs e salvas as 279 alunas raptadas, mas dois dias depois as autoridades continuam a escusar-se a avançar detalhes sobre a sua libertação, tal como no rapto dos alunos em dezembro, em que houve pronta resolução.

A suspeita de que têm vindo a ser pagos resgates — algo que começou a ser ventilado depois da rápida libertação dos trezentos alunos raptados — ganhou mais força esta semana, com a libertação das alunas de Zamfara.

A crítica do chefe de Estado nigeriano aos governadores pode ser a resposta à pergunta sobre se houve "contrapartidas governamentais", neste caso ilibando o governo da República e apontando os governos estaduais.

Fonte: BBC/Twitter. Relacionado: Nigéria: Libertadas 279 alunas raptadas por terroristas Boko Haram, 03.mar.021; Nigéria: Libertados 344 alunos raptados — Ignora-se se por terroristas Boko Haram, 18.dez.020. Foto (BBC): Humaira Mustapha chora as duas filhas raptadas na escola de Zamfara. Ao contrário das 112 meninas de Chibok (cujo paradeiro é desconhecido, desde que um total de 274 foram raptadas em 2014), as duas filhas de Zumaira voltaram sãs e salvas a casa, num final feliz.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project