POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Disputa da liderança do PAICV em S.Vicente: Candidato Nilton César Silva promete candidato de base alargada à Câmara se for eleito 18 Novembro 2019

Nilton César Silva, professor do Liceu Jorge Barbosa licenciado em geografia, é o candidato à liderança da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em S.Vicente, nas diretas de 24 deste mês. Em exclusivo para o ASemanaonline, o candidato explica o seu projeto para a região, em oposição ao do seu colega Alcides Graça, que se recandidata ao mesmo cargo - está ainda por conceder uma entrevista a este jornal solicitada em simultâneo com Nilton César Silva. Este anuncia que, caso vença as diretas, vai iniciar, em sintonia com os órgãos nacionais do partido, contactos com dirigentes e personalidades independentes e auscultar os militantes, tendo em vista a escolha de um candidato de base alargada à Câmara de S.Vicente nas autárquicas de 2020. Mas se sair derrotado, Nilton garante que estará disponível a trabalhar em sintonia com a equipa vencedora, para o bem do PAICV, de São Vicente e Cabo Verde em geral.

Disputa da liderança do PAICV em S.Vicente: Candidato Nilton César Silva promete candidato de base alargada à Câmara se for eleito

“A nossa principal base de apoio são os militantes do PAICV. Aliás, nossa candidatura surgiu de um forte apelo dos militantes de São Vicente, que vêm clamando para um PAICV mais organizado, renovado e mobilizador. Agora contamos com um forte apoio dos comprometidos com o partido na ilha do Porto Grande e que sempre deram a cara”, argumenta Nilton César Silva.

De acordo com este concorrente à liderança da CPR do PAICV, a campanha para as eleições internas está a decorrer num clima de tranquilidade, contactando os militantes em suas próprias residências. Tudo com o objetivo de apresentar aos sanvicentinos militantes as suas ideias e a plataforma, para que no dia 24 possam escolher o melhor projeto e que sirva a ilha.

Questionado sobre a constituição da sua equipa, Nilton César Silva garante que ela é constituída por “gente comprometida” com o PAICV e São Vicente, tendo como Vice-presidentes o professor Universitário, Graciano Nascimento, e a responsável das mulheres no Setor Sul do PAICV, Helena de Pina. “ Temos uma equipa intergerecional, que respeitou a paridade, o equilíbrio territorial/regional dos dois Setores (Norte e Sul), assim como os bairros».

Confiante no seu projeto político por Mindelo, o adversário de Alcides Graça promete, caso vença as eleições, «iniciar contactos com dirigentes e personalidades independentes e auscultar os militantes, tendo em vista a escolha de um candidato sondado para as próximas eleições autárquicas em S.Vicente, em sintonia com os órgãos nacionais do partido».

Entretanto, caso venha a ser derrotado por Alcides Graça, aquele candidato mostra-se disponível a trabalhar em sintonia com equipa vencedora, para o bem do PAICV, de São Vicente e Cabo Verde. “O PAICV é de todos e deve ser para todos. Todo aquele que é militante, e como tal, não fujo à regra. Por isso, tenho o dever de trabalhar com os órgãos legitimamente eleitos”, vai clarificando as bases.

Silva considera ainda que a coesão interna é a “Bandeira” do PAICV. Para isso, aponta como necessário três aspetos fundamentais: respeito pelos Estatutos, estar em sintonia com os órgãos nacionais eleitos e formação/informação dos militantes.

“Respeitar os Estatutos, significa respeitar o partido e seus órgãos legitimamente eleitos e, um militante formado e informado corretamente, é um militante ativo, consciente e capaz de ajudar o PAICV nas disputas. Devemos dar informações corretas e completas a todos os militantes”, conclui o concorrente às diretas de 24 de novembro para a eleição da Comissão Política Regional do Partido da Independência em S.Vicente. Pretendemos, no entanto, retomar esse processo eleitoral numa das próximas edições, caso o outro candidato convidado (Alcides Graça) disponibiliza-se a falar para o ASemanaonline.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project