Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

NOBEL DA ECONOMIA PARA TRÊS INVESTIGADORES DE CRISES FINANCEIRAS 11 Outubro 2022

A Academia Sueca divulgou, esta segunda-feira, em Estocolmo, o nome dos laureados com o Nobel da Economia e, este ano, há três vencedores e todos eles norte-americanos. O antigo presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos da América Ben Bernanke e outros dois economistas, Douglas Diamond e Philip Dybvig, foram premiados por trabalhos de investigação sobre crises financeiras e a importância de "evitar o colapso dos bancos".

NOBEL DA ECONOMIA PARA TRÊS INVESTIGADORES DE CRISES FINANCEIRAS

Segundo a EN, Christofer Edling, da Academia Real das Ciências da Suécia, clarifica que a escolha dos vencedores se deve a estas investigações nos darem "os instrumentos para reduzir os riscos no sector do financiamento e, portanto, para evitar a crise financeira com uma compreensão muito melhor daquilo a que o regulador tem de estar atento hoje em dia".

"Podemos aprender o quão importante é garantir que este sistema não entre em colapso." John Hassler, membro do comité do prémio de economia
Apesar de alguns críticos o acusarem de ter feito pouco para evitar a crise de 2008, Bernanke é apontado por muitos analistas como o responsável por ter evitado o colapso do sistema financeiro, como aconteceu durante a Depressão dos anos 30 do século passado.

De acordo com a Academia, as investigações dos três economistas, lançadas no início da década de 1980, dão instrumentos práticos para "evitar tanto crises graves como resgates dispendiosos".

Segundo ainda a fonte deste jornal, o prémio nas Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel, mais conhecido como Nobel da Economia, corresponde a um valor monetário de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 914 mil euros) e será dividido pelos três laureados. Imagem: Desenho dos três vencedores do Nobel da Economia de 2023 - Direitos de autor https://www.nobelprize.org/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project