REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nobel da Medicina para duo americano por "descoberta inovadora de recetores da temperatura e do toque" 04 Outubro 2021

A dupla de investigadores norte-americanos, David Julius e Ardem Patapoutian, recebem a distinção atribuída pelo Instituto Karolinska, na Suécia, pela "pioneira descoberta" dos recetores da temperatura e do toque — facilitada pelo trabalhos sobre a capsaicina, principal ingrediente da vulgar malagueta — na "regulação termal" do corpo humano.

Nobel da Medicina para duo americano por

A assembleia do Nobel da Fisiologia/Medicina reunida no Instituto Karolinska da Universidade de Estocolmo atribuiu, no final da manhã desta segunda-feira, 4, o maior prémio de investigação médica.

A descoberta pioneira dos recetores da temperatura e do toque tem um contributo importante que é o trabalho científico de décadas centrado na compreensão sobre o funcionamento da capsaicina na regulação da temperatura corporal. A vulgar malagueta, de uso milenar na região africana e indiana do Índico, tem na capsaicina um dos seus princípios ativos.

O prémio consiste numa medalha de ouro a cada um e num montante de dez milhões de coroas suecas (um milhão de contos) a repartir pelos dois premiados de 2021. Em 2020 foram três os premiados.

Fontes: Site oficial do Nobel/Instituto Karolinska. Foto: Norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian, os nobelizados da Fisiologia/Medicina de 2021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project