Entre os registos da força conjunta Marinha e Força Aérea de Portugal este ano, além do salvamento da jovem búlgara, destaca-se o resgate há poucos dias, fins de setembro, ao largo dos Açores, de três franceses que navegavam em alto mar, com ondulações de sete metros, quando o mastro da embarcação partiu e o veleiro ficou à deriva.
São inúmeras as operações que já resgataram marinheiros no alto mar, como em fevereiro transato. Ou na noite do último Natal o resgate de seis pessoas à deriva em alto-mar. Ou em 2021 o total de 420 ações de busca e salvamento marítimo e resgate do mar dum total de 562 pessoas.
Outra...filha obtém justiça ante pai violador
Outra jovem búlgara vive o drama doméstico de ter o pai como o seu agressor. Um pai que viola a filha de treze anos é um crime que só no século XXI vem à tona, mas cuja dimensão de tempo e espaço ainda desconhecemos.
No caso em pauta no tribunal de Loures, esta segunda-feira o juiz mandou para prisão preventiva o pai de cinco filhos que nas férias de Natal violou a filha enquanto a esposa trabalhava à noite como cuidadora de idosos.
A família de oito pessoas tinha vindo para Portugal a procurar uma vida melhor, em Loures. Mas a menor, de 13 anos, acabou por ser vítima de agressão pelo próprio pai.
Fontes: RR.pt/RTP. Relacionado: Érica, 17 anos noite e dia à deriva a 46 km da costa — "Esta miúda é uma heroína", 18.abr.023.