INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nobel da Paz para a liberdade de expressão: Maria Ressa e Dmitry Muratov 08 Outubro 2021

O prémio Nobel da Paz é atribuído a dois jornalistas: a filipina Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov "em reconhecimento da sua luta pela liberdade de expressão, que é a condição prévia para a democracia e a paz duradoura", anunciou esta manhã o comité em Oslo.

Nobel da Paz  para a liberdade de expressão: Maria Ressa e Dmitry Muratov

O Comité Norueguês do Nobel decidiu atribuir o Nobel da Paz de 2001 a Maria Ressa e a Dmitry Muratov, em reconhecimento do seu "combate corajoso em prol da liberdade de expressão, nas Filipinas e na Rússia".

Ao mesmo tempo, o prémio aos dois jornalistas visa também "reconhecer todos os jornalistas que lutam por este ideal num mundo em que a democracia e a liberdade de expressão estão em perigo", disse a presidente do júri em Oslo.

Muratov edita Novaja Gazeta "o jornal mais da Rússia independente"

Muratov assumiu em 1995 a direção do jornal fundado em 1993, que desde então tem-se afirmado como "a voz mais independente" contra a corrupção, na denúncia dos abusos do poder — violência policial, prisões ilegais, fraude eleitoral e "fábricas de fakes apoiadas por militares tanto no país como no estrangeiro".

Fontes: Nobel.org/... Relacionado: Filipinas: "É flagrante a semelhança entre Marcos e Nixon e Duterte e Trump", diz jornalista que divide o seu tempo entre redação e tribunal como ré, 11.mai.019; Filipinas: Presidente Duterte põe jornalista entre redação e tribunal como ré, 17.jan.021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project